Por Talita Bristotti
As passeatas dos servidores municipais de Campinas, durante a greve que durou 21 dias, e a paralisação do transporte público na RMC atrapalharam o trânsito na região central da cidade. Em média o congestionamento no mês de maio atingiu 13,93 quilômetros por dia.
Segundo informações da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), foram registrados, no mês de maio, 362,1 quilômetros de congestionamento, o recorde do ano até o momento. Em abril a média registrada por dia foi de 8,94 km, em março 8,09 km/dia, em fevereiro 7,85 km diários e em janeiro, mês de férias, o congestionamento médio por dia em Campinas foi de 4,7 km. Para contabilizar os dados, a Emdec leva em conta os registros de congestionamento de segunda a sábado na região central e nos principais corredores da cidade, como o da Av. Amoreiras, Av. John Boyd Dunlop, dentre outros.
Ciclofaixa
Recentemente, a Emdec anunciou a redução do horário de funcionamento das ciclofaixas de lazer do Centro e do Ouro Verde, que agora passam a operar com uma hora a menos, das 7h às 12h, mas sempre aos domingos e feriados. O motivo alegado pela autarquia foi de que o número de ciclistas que usavam a ciclofaixa no período do meio dia às 13h era muito baixo em relação ao congestionamento que se formava neste horário.

Editado por Gabriela Rossi