Jovens fazem a cobertura da Conferência das Nações Unidas Rio +20

Divulgação

Jéssica Caldeira

A Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento Sustentável, Rio +20, que ocorre neste mês de junho, entre os dias 13 e 22, reunirá 193 representantes de Estados-membros da ONU (Organização das Nações Unidas), e traz uma novidade. Cerca de 100 jovens, de 11 estados brasileiros e 18 países irão fazer uma cobertura diferenciada de todos os eventos relacionados à Conferência. Estes jovens, entre 15 e 30 anos, estudantes ou não de comunicação, formam a Agência Jovem de Notícias, promovida pela Viração Educomunicação. A Agência foi criada em 2005 para cobertura do Fórum Social Mundial de Porto Alegre e em 2011 tornou-se permanente, com publicações de notícias em um site.

Divulgação
Enderson Araújo entrevistando rapper Nouva na rádio comunitária Mídia Periférica

Através das redes sociais, o Digitais PUC-Campinas conseguiu o contato de um desses jovens que participará da cobertura do Rio +20. Enderson Araújo tem 20 anos e é natural de Salvador – Bahia. Morador da comunidade Cajazeiras 11 e definindo-se em seu perfil no Twitter como “estudante, blogueiro, ativista juvenil, produtor (…)”, o jovem atua em um projeto comunitário na comunidade Sussuarana. A rádio comunitária, chamada por Enderson de rádio ambulante, recebeu o nome de Mídia Periférica e em quase dois anos de existência – ela fará aniversário em julho – já foi ampliada, agora também é blog e “visa discutir questões ético-raciais”, ele explica.

Em contato com a Agência Jovem devido a sua atuação em comunicação na Mídia Periférica, Enderson participou de um encontro no Distrito Federal para debate sobre a cobertura do Rio +20. “Em Brasília recebi convite de participar da Revista Viração, pois achavam interessante ter um jovem da periferia pautando a revista. E com o surgimento da Agência, também me chamaram para participar”.

“Nosso trabalho na Rio +20 será fazer a cobertura, tanto da cúpula dos povos como dos eventos paralelos. Como são eventos diferentes, em lugares diferentes, estamos nos dividindo em quem vai para que lugar”. Enderson explica que a organização dessa divisão está sendo feita através de uma ferramenta do Google, o Docs, que permite a interação dos integrantes da Agência. No documento em formato de planilha, “cada integrante coloca o evento que deseja cobrir”. “Eu vou fazer fotos, vídeos e articular algumas visitas em comunidades. No dia 20 vamos estar na favela Santa Marta, com o Repper Fiel. Ele vai nos conduzir pelos pontos, pois em alguns lugares não podemos ir, devido ao tráfico”. No dia 21 é a visita a Cidade de Deus e o Rodrigo Felha [diretor de fotografia do documentário “Falcão – meninos do tráfico] vai conduzir a gente para assistir ao grupo de teatro “Os arteiros”. Pretendemos conhecer as comunidades e a cultura lá”.

Durante a conversa pelo Skype a ansiedade é constante nas palavras de Enderson. “Eu vou dia 11, próxima segunda, e volto dia 23. Vamos ficar hospedados no Albergue da Juventude [na Glória] e através de parceria com a secretaria de Transportes do estado do Rio de Janeiro, a Super Via e a Transporte Ativo conseguimos 25 bicicletas e eu consegui também passagens de ônibus pela UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas)”. Consegui também uma visita ao Projac”, ele conta. “Tudo pelas nossas articulações pelo Twitter. Essas redes sociais, quando bem usadas, ajudam. Consegui contato com o gerente de comunicação da Globo e através disso veio a minha proposta de incluir na programação da TV Bahia matérias sobre a cultura periférica. Estamos produzindo um piloto com uma produtora e equipamentos profissionais. Vamos para a ilha de edição na sexta-feira (08/05) e somente quando voltar do Rio é que vamos fechar e mostrar o piloto. Tem um padrão e eles ainda vão aprovar.  A importância das redes sociais né?”, Enderson completa.

Vídeo produzido pela Mídia Periférica apresenta programa de TV veiculado na internet:

Editado por Gabriela Rossi

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s