De olho na segurança, Festa do Peão começa nesta quarta-feira

Bruno Moreira

A 26ª edição da Festa do Peão de Americana, a segunda maior do país no segmento, começa nesta quarta-feira (6) com a expectativa de receber 400 mil pessoas durante as 11 noites de evento. A quantidade de público motivou uma ação conjunta das forças de segurança destacadas para acompanhar a festa e o efetivo deve chegar a 700 pessoas por dia.

Em reunião que traçou o esquema de segurança da festa, na última semana, o tenente-coronel da Polícia Militar, Sérgio Ricardo Veneziani Kano, comandante do 19º Batalhão, afirmou que “tudo tem previsão; não há algum acontecimento sem plano”. Entre as novidades deste edição, está a eliminação da arquibancada que ficava ao lado esquerdo do palco para melhorar a circulação de pessoas.

Além da PM, a polícia Rodoviária e Civil, Corpo de Bombeiros, Gama (Guarda Municipal de Americana) e equipes de segurança particular integrarão as ações, que pretendem coibir ações criminosas ao longo da festa. O recinto, localizado no km 120,5 da Rodovia Anhanguera, no sentido interior, foi liberado para receber o evento após vistoria final conduzida pelos Bombeiros, na segunda-feira.

Entre as principais recomendações apresentadas pela polícia estão a atenção com documentos pessoais e celulares, além de moderação no consumo de bebidas alcoólicas, conforme explicou o major Mauro Luchiari, coordenador operacional do batalhão da PM.

Morte no recinto

Antes do início da festa, porém, a polícia investiga uma morte registrada no desfile dos cavaleiros, que antecipa o evento oficial, no último domingo. O ajudante Thiago Jhonatan de Lima Ferreira, 22, foi encontrado caído no chão, na entrada do recinto, após uma briga generalizada, por volta das 23h30. A causa da morte ainda não foi esclarecida. A suspeita é de um ferimento identificado na cabeça da vítima. Ele foi enterrado nesta terça-feira.

Patrulheiros da Gama (Guarda Municipal de Americana) chamaram o serviço de atendimento médico do local, que levou o rapaz ao Pronto-Socorro do Hospital Municipal. Jhonatan morreu por volta das 7 horas de segunda-feira. Cinco pessoas ouvidas na delegacia seccional, após o registro da ocorrência, deram praticamente a mesma versão sobre o caso. Todos disseram que viram o jovem caído, mas não puderam se aproximar porque foram contidos pelos guardas municipais.

Em posicionamento divulgado à imprensa, o presidente do Clube dos Cavaleiros de Americana, José Roberto Lahr, que organiza a Festa do Peão, disse que a briga foi um fato isolado. “Houve uma briga de gangue e a polícia (Gama) chegou para apartar e esse rapaz saiu correndo, tropeçou e bateu a cabeça. Foi uma fatalidade, uma briga de facção mesmo”.

Confiança

A ocorrência parece não abalar a confiança de frequentadores com relação à segurança do evento, conforme verificado pelo Digitais. “Acho que é um fato que não pode manchar a festa. Em 26 anos nunca houve nada”, disse o estudante de Ciências Econômicas da USP Rodrigo Ramos, 20, que comprou ingresso do dia 8.

Para a estudante de Relações Públicas da PUC-Campinas Caroline Moreno, 21, a festa possui um histórico de brigas isoladas dentro do recinto, mas que não representam falta de segurança aos visitantes. “Vou à festa faz mais de cinco anos. Sempre tem uma briga ou outra, mas a segurança não tem olhos em todo lugar”. Ela garantiu ingressos para os dias 6 e 15.

Já a estudante de Logística Fernando Brito, 19, da mesma universidade, considera que há pessoas que vão ao evento mal intencionadas e que isso não pode representar responsabilidade da organização ou das equipes de segurança.

Editado por Gabriela Rossi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s