Priscila Souza
Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em todo o mundo, diversos protestos e eventos estão sendo realizados. Campinas participa da data desde 1º de junho, quando houve a abertura da Semana do Meio Ambiente (SEMEIA), no distrito de Sousas. Diversas atividades socioambientais e comemorações estão sendo realizadas. O evento contou com a presença de ONGs e entidades que realizam projetos de reciclagem junto às comunidades da região.
Um exemplo é o Projeto Jovem do Bem, que desenvolve oficinas de arte com adolescentes entre 12 e 17 anos, realizando reciclagem, restaurações de móveis e cama, entre outras atividades. Richard Martins (15 anos), aluno da oficina, destaca a importância do trabalho desenvolvido com a comunidade, “Antes eu só ficava na rua, agora é diferente a experiência pode ser levada para o resto da vida”, enfatiza Richard.
Projeto focado na educação ambiental
Conscientizar crianças sobre o meio ambiente com responsabilidade socioambiental é o objetivo do Projeto Bicho do Mato, que atende uma demanda do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na região do Parque Anhumas e entorno do Aeroporto de Viracopos. As escolas e ONGs assistidas nessas regiões são contempladas com atividades desenvolvidas pelas técnicas ambientais Elisângela Lopes e Maria do Carmo Barreto, que atendem grupos de 30 crianças, com faixa etária de 4 a 11 anos, em períodos de 30 minutos cada grupo.
Partindo da realidade vivenciada nessas comunidades, as atividades desenvolvidas são focadas na reciclagem, biodiversidade, fauna marinha, reino animal e vegetal, saúde preventiva, alimentação saudável, cidadania e responsabilidade social, através de uma metodologia que desperta a atenção dos pequenos, com apresentações de vídeos, visitas a campo, com brincadeiras e interação ecológica, demonstrações socioambientais e dinâmicas, sempre enfatizando a educação ambiental. O objetivo dessas atividades, dizem as técnicas ambientais é mostrar às crianças “o papel de elemento central, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador” explica Elisângela.

Segunda metrópole mais arborizada do Brasil
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada, Campinas é a segunda cidade mais arborizada do país, ficando atrás apenas de Goiânia (89,5%). Sendo assim 88,4% dos domicílios da cidade estão em áreas arborizadas. A pesquisa mostra ainda que o índice nacional é de 68%. Os dados , coletados pelo IBGE, compõem um estudo inédito sobre a infraestrutura urbana do país numa pesquisa em 5.565 municípios.
Editado por Raphael Gnipper