Campinas celebra dia Mundial do Meio Ambiente

Priscila Souza

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em todo o mundo, diversos protestos e eventos estão sendo realizados. Campinas participa da data desde 1º de junho, quando houve a abertura da Semana do Meio Ambiente (SEMEIA), no distrito de Sousas. Diversas atividades socioambientais e comemorações estão sendo realizadas. O evento contou com a presença de ONGs e entidades que realizam projetos de reciclagem junto às comunidades da região.

Um exemplo é o Projeto Jovem do Bem, que desenvolve oficinas de arte com adolescentes entre 12 e 17 anos, realizando reciclagem, restaurações de móveis e cama, entre outras atividades. Richard Martins (15 anos), aluno da oficina, destaca a importância do trabalho desenvolvido com a comunidade, “Antes eu só ficava na rua, agora é diferente a experiência pode ser levada para o resto da vida”, enfatiza Richard.

Projeto focado na educação ambiental

Conscientizar crianças sobre o meio ambiente com responsabilidade socioambiental é o objetivo do Projeto Bicho do Mato, que atende uma demanda do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na região do Parque Anhumas e entorno do Aeroporto de Viracopos. As escolas e ONGs assistidas nessas regiões são contempladas com atividades desenvolvidas pelas técnicas ambientais Elisângela Lopes e Maria do Carmo Barreto, que atendem grupos de 30 crianças, com faixa etária de 4 a 11 anos, em períodos de 30 minutos cada grupo.

Partindo da realidade vivenciada nessas comunidades, as atividades desenvolvidas são focadas na reciclagem, biodiversidade, fauna marinha, reino animal e vegetal, saúde preventiva, alimentação saudável, cidadania e responsabilidade social, através de uma metodologia que desperta a atenção dos pequenos, com apresentações de vídeos, visitas a campo, com brincadeiras e interação ecológica, demonstrações socioambientais e dinâmicas, sempre enfatizando a educação ambiental. O objetivo dessas atividades, dizem as técnicas ambientais é mostrar às crianças “o papel de elemento central, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador” explica Elisângela.

Projeto Bicaho do Mato, foco na educação ambiental

Segunda metrópole mais arborizada do Brasil

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada, Campinas é a segunda cidade mais arborizada do país, ficando atrás apenas de Goiânia (89,5%). Sendo assim 88,4% dos domicílios da cidade estão em áreas arborizadas. A pesquisa mostra ainda que o índice nacional é de 68%. Os dados , coletados pelo IBGE, compõem um estudo inédito sobre a infraestrutura urbana do país numa pesquisa em 5.565 municípios.

Editado por Raphael Gnipper

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s