Campanha espera que 55 mil animais sejam vacinados contra a raiva em Campinas

Sheila Firmino

 

Termina nesse fim de semana em Campinas , a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos. A prevenção vai acontecer nas regiões Sul e Leste das 8h às 17hs. De acordo com o assessor da secretária de saúde Diego Geraldo, espera-se que 55 mil animais sejam vacinados, já que no primeiro dia, apenas 48 mil cães e gatos foram imunizados nas regiões Norte, Noroeste e Sudoeste da cidade. “O índice foi baixo, esperávamos em torno de 55 mil animais no primeiro final de semana”, disse.

O assessor enfatizou que a imunização é garantida e que o comprometimento de toda a população é fundamental para o controle a raiva em animais domésticos, mas que para continuar esse trabalho todos devem fazer a sua parte. “O ideal é realizar a vacinação sempre que acontece a campanha. Mesmo que o cachorro tenha sido vacinado em campanhas anteriores”, afirma.

Se o animal não tomar nesse período de campanha, é necessário que o responsável pelo animal procure o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas para pedir a aplicação da vacina, que é feita lá durante todo o ano gratuitamente.

O CCZ orienta a população a ficar ciente dos riscos que todos correm se não houver a imunização no animal, seja ele silvestre, rural ou urbano. A vacinação deve ser feita anualmente e ainda que este animal esteja imunizado naquele período, não desobriga o dono de vaciná-lo um ano depois.

Clique aqui e saiba quais são os postos de vacinação de sua região

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, serão disponibilizados mais de 2.400 funcionários públicos certificados e cadastrados para esta missão para atuarem em cerca de 260 postos fixos e volantes de vacinação nesse final de semana, e em alguns locais alguns de apoio se for preciso.

Para saber um pouco mais sobre os eventuais sintomas da raiva na população de cães e gatos, confira a entrevista com a veterinária Débora Nunes ou ligue para o 156 ou para o Centro de Controle de Zoonoses, fone: (19) 3245-1219.

Editado por Gabriela Rossi

1 comentário

  1. Levei o meu cachorro para vacinar hoje. Esse site é o único que eu encontrei os endereços de onde aconteceria as vacinações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s