Aprovados criam comissão para provar que INSS precisa de mais funcionários

Leandro Bettiol

Criada com o intuito de pressionar o governo para que sejam abertas novas nomeações para o cargo de técnico do seguro social do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a comissão formada por dez membros  já atraiu mais de 1.400 pessoas através de um grupo no Facebook e recolheu cerca de 2.000 mil assinaturas em uma petição pública, que visa apoiar os concursados excedentes – ou seja, aqueles que passaram no concurso, mas não foram convocados –  para que ocupem o cargo público.

 Leandro BettiolO edital para o concurso foi publicado em 16 de dezembro e as provas foram aplicadas em 12 de fevereiro de 2012. Logo após a publicação do resultado final do concurso, que foi lançado com 1.500 vagas imediatas, mas habilitou 6.871 pessoas, ação que resultou num total de 5.371 candidatos excedentes, teve início o movimento que contesta se, de fato, o número de convocados no último concurso era ideal para o bom funcionamento do INSS, surgindo assim a comissão que atualmente reúne dados que comprovam que o sistema precisa de mais funcionários.

Opiniões

Para o servidor público municipal de Goiânia, Carlos Magno de Sousa Alves, que é um dos dez representantes da comissão, são muitos os motivos para que sejam convocados mais aprovados no concurso. “Um dos primeiros pontos é que existe um déficit no quadro de funcionários, como mostra a DatAnasps (Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social). Em 2011, por exemplo, faltavam 18.015 servidores para completar o quadro ideal”.

Ainda segundo a DatAnasps, 700 servidores se aposentaram em 2011 e outros 700 poderão sair em 2012. Além disso, 1.700 servidores nomeadosLeandro Bettiol pediram exoneração do cargo em 2010 e outros 1.300 fizeram o mesmo em 2011. Outro ponto importante destacado por Alves é com relação ao “Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS”, que possui 300 agências em obras e 181 que serão inauguradas ainda este ano, exigindo muito mais funcionários do que o número de vagas solicitadas.

Publicada no Diário Oficial da União no dia 15 de fevereiro, por meio da Resolução número 175, o INSS divulgou a lotação operacional de servidores do seguro social de cada agência, provando mais uma vez para a comissão o quanto é imprescindível que se nomeie mais aprovados.

O estagiário de administração Kelver Rodrigues de Aguiar, também aprovado no concurso, explica que a ideia da comissão é estipular medidas junto com representantes do sistema. “Nosso intuito é articular com o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, com o  ministro da previdência Garibaldi Alves Filho e se necessário até mesmo com a presidenta Dilma Rousseff”. A intenção também consiste em expor a situação do sistema para os aposentados, trabalhadores, contribuintes e sindicatos.

De acordo com a comissão, o presidente da previdência social comunicou a possibilidade de serem chamados mais 500 aprovados no mês de dezembro deste ano, mas deixa claro que isso não é uma afirmação concreta e a proposta ainda passa por avaliações do mesmo.  O grupo tentará marcar uma reunião em agosto com o INSS para negociar e verificar a possibilidade de se chegar a um acordo.

Até o fechamento deste noticiário nenhuma resposta havia sido dada por parte da previdência.

Mais informações

Dentre os meios de comunicação criados pela comissão existe a petição pública que colhe assinaturas, o blog dos aprovados e um vídeo que mostra os motivos para que todos os candidatos sejam convocados para o cargo.

Editado por Monique Ribeiro

22 comentários

    1. A necessidade de funcionários existe. Pessoas dispostas e habilitadas a trabalhar também. Por quê não mostrar que o Brasil realmente está mudando pra melhor? Leitores que aderirem a nossa causa, por favor, assinem nosso abaixo assinado. Marcelo M. de Oliveira. 7º colocado de 2 vagas. APS de Santa Bárbara d’Oeste/SP

    2. Olá pessoal quando o abaixo assinado vai chegar as mãos da Presidente Dilma para que ela autorize as nomeações.
      Com fé em Deus vai dar tudo certo.

  1. para a cidade q fiz, nem a agencia foi inaugurada ainda, enqto isso os cidadaos de lá tem q arcar com o ônus de ir paraa outra cidade fazer atendimento/agendamento.

  2. Está provado que a necessidade de servidores é muito maior que a quantidade de vagas oferecidas no concurso e que a nomeação de todos os excedentes é fundamental para cobrir parte do déficit de funcionários!

  3. Excelente matéria! Se continuar como está, a Previdência vai Parar!!! Parabéns também aos entrevistados Carlos Magno de Sousa Alves e Kelver Rodrigues de Aguiar!

  4. Muito boa matéria, é uma vergonha o déficit de funcionários, como vão prestar um bom serviço a população assim?

  5. Acredito que para prestar um serviço público digno da 5° economia do mundo é necessário funcionários treinados e prontos para atenter a população. O país cresce, a população cresce, e a demanda pelos serviços públicos também cresce.
    Espero que nossos governantes se sensibilizem com tal matéria.

  6. Foi previsto apenas uma vaga para a capital do Rio de Janeiro. Como pode a segunda maior capital do Brasil precisar apenas de um funcionário.

  7. Há alguns dias, o próprio INSS respondeu, através do serviço de acesso a informação, que possuí mais de 14 mil vagas pra cargo de nível intermediário (ou seja, técnico do seguro social). Mesmo convocando todos os habilitados nesse concurso, ainda faltarão pelo menos 8 mil servidores para que o serviço prestado seja de qualidade.

  8. Todos nós excedentes, agradecemos pela reportagem. Isso mostra que no Brasil ainda há engajamento social e luta por uma melhoria na qualidade de vida do povo brasileiro.

  9. Muito importante esta iniciativa, acredito que iremos conseguir ampliar as nomeações. Até porque já estar atrasada há mais ou menos de 6 meses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s