Comitê pretende projetar Campinas na Copa 2014 e Olimpíadas 2016

Jéssica Caldeira

A Prefeitura de Campinas pretende alojar os atletas da Copa 2014, assim como as delegações dos Jogos Olímpicos de 2016. Um comitê foi criado no último sábado (26), durante evento na Estação Cultura, para fazer a mediação entre o município e os competidores. Segundo a assessoria da Prefeitura, Inglaterra, Holanda, Bélgica e Noruega estão entre os países que já enviaram representantes para sondar as condições do município como anfitrião de seus atletas durante os jogos.Clubes de futebol e sociais, a rede hoteleira, comércio e indústria, entre outras entidades, representarão a cidade como membros do Comitê. Sua formação será feita através de nomeação por portaria nas próximas duas semanas.

“A criação desse Comitê tem esse objetivo de colocar Campinas no mapa. Ela está bem localizada, mas precisa de hotéis de maior qualidade”, explica o professor de Economia da PUC-Campinas, Antonio Carlos Lobão. Para ele o aeroporto de Viracopos é um diferencial, por representar acesso estratégico e rápido para grandes cidades do país como São Paulo e Rio de Janeiro. “É comum que as delegações queiram ficar perto dos aeroportos e é comum que os torcedores fiquem perto da seleção e isso atrai o público para a cidade”, destaca o professor.

Contudo ele lembra que Campinas ainda não está totalmente preparada para receber o evento. Mesmo já contando com um centro esportivo de alto rendimento, localizado na Rodovia Anhanguera, com uma área de 162 mil metros quadrados, a cidade ainda tem muito o que investir em infraestrutura para receber os turistas e atletas para os jogos. Segundo Lobão, “é preciso atrair investimento, mostrando que há potencial para isso. Não pode ir na incerteza de construir sem garantia de que será utilizado, para não ficar obsoleto”.

Estiveram presentes ao evento de criação oficial do Comitê, instituído por decreto, o Prefeito Pedro Serafim, o Ministro dos Esportes Aldo Rebelo, o Secretário de Esportes e Lazer de Campinas, além de atletas como a jogadora de basquete Hortência, também diretora da Confederação Brasileira de Basquete. Durante a cerimônia, o ministro destacou importantes atletas nascidos e revelados na cidade. Serafim, segundo informações da assessoria da Prefeitura, fez questão de destacar que, seja como sub-sede da Copa, ou como centro de treinamento para atletas, esses eventos são tão importantes para Campinas quanto a ampliação de Viracopos.

O Digitais PUC-Campinas apresenta alguns dos nomes de peso, que saíram de Campinas para o mundo, disputando diferentes modalidades:

Jéssica Caldeira
Atletas que fizeram sucesso – de Campinas para o mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s