Vacinação contra o vírus da gripe é estendida até 1° de junho

Ingrid Emerick

Todos os 63 postos de Saúde de Campinas estarão aplicando a vacina contra o vírus da Gripe até o dia 1° de junho. A ampliação do prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que seria encerrada na sexta-feira (25),  foi determinada pelo Ministério da Saúde decorrente do número significativamente baixo de pessoas imunizadas.

Em Campinas, até o dia 24 de maio, 92.741 pessoas foram vacinadas. O número corresponde a apenas 50,13% das 185 mil pessoas que devem ser imunizadas, sendo a meta imunizar 80% desta população. Receberam a imunização 69.336 pessoas com mais de 60 anos, 11.317 crianças e 4.996 gestantes.

A enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Coordenação da Vigilância à Saúde (Covisa), diz que a prorrogação já era esperada, tendo em vista o baixo comparecimento em todo país. Ela ainda faz um alerta: “quanto antes a pessoa se vacinar, melhor, porque se a vacinação for dada depois da pessoa contrair o vírus, ela perde o efeito”, disse.

Devem ser vacinadas as pessoas consideradas do grupo prioritário, que mais correm riscos com a doença, pois, ao se infectarem com o vírus da gripe, sofrem com o desenvolvimento de outras infecções mais graves. Com a vacinação cai o número de internações e proliferação da doença.

Estão neste grupo pessoas com mais de 60 anos, gestantes, crianças que tenham idade entre seis meses e menos de dois anos, indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos como diabéticos.

A vacina é trivalente, ou seja, imuniza contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B. A vacinação contra a gripe é segura, eficaz, não transmite o vírus e é um dos meios de proteger esse grupo de risco contra complicações que a doença pode trazer, como pneumonias. Ela causa ainda impacto na diminuição das internações hospitalares.

Seja consciente e se vacine!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s