O Dia Nacional do Café é comemorado nesta quinta, confira algumas ideias de como celebrar

Monique Ribeiro

O Dia Nacional do Café é comemorado nesta quinta-feira (24). A data foi estabelecida pela Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC) em 2005 e simboliza o início da colheita dos grãos em grande parte das regiões cafeeiras do país, principalmente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná.

Quando se trata de produção e exportação de grãos o Brasil é líder mundial – a safra produzida no país em 2011 correspondeu a 32% das exportações para o mundo todo, segundo dados da Organização Internacional do Café (OIC). Além disso, informações levantadas por esta mesma organização mostram que cada brasileiro consome em média 82 litros de café por ao.

Locais para ir
Em comemoração ao Dia Nacional do Café alguns estabelecimentos do segmento alimentício realizam ações diferenciadas durante o dia de hoje. Confira dois locais em Campinas que vão oferecer bebidas especiais e promoções:

Applebee’s
O restaurante apresenta seu cardápio especial com opções da bebida espressa  quente, gelada e alcoólica.  Serão cinco variedades de cafés tradicionais e quatro gourmet.

Onde: Shopping Iguatemi – Av. Iguatemi, 777, 2º piso – (19) 3722-2260.

Starbucks
A rede de lojas Starbucks prepara a todos que passarem por uma das lojas, o que eles chamam de “Tribute Blend” – uma seleção de grãos de café do mundo todo onde o cliente escolhe qual quer tomar. Depois o grão é moído na hora e preparado para que ele possa consumir.

Onde: Cambuí – Rua Coronel Quirino, 1.067 – (19) 3325-7429.
Onde: Shopping Iguatemi – Av. Iguatemi, 777, 2º piso – (19) 3294-9339.
Onde: Parque Dom Pedro Shopping – Avenida Guilherme Campos, 500 –  (19) 3756-9805.

Em casa
Se você prefere o conforto de sua casa, mas não quer deixar de saborear um bom café, a barista Tatiane Rodrigues deixa uma dica. “Para preparar um café agradável ao paladar, em casa, é necessário utilizar grãos moídos de boa qualidade e fazer somente uma quantidade que será tomada naquele momento. Não devemos guardar o café e tomá-lo ao longo do dia, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, pois isso interfere de forma negativa no sabor da bebida.”

Tome nota
Abaixo você confere três receitas que levam como ingrediente base o café:

Monique Ribeiro

Monique Ribeiro

Você também tem alguma sugestão de receita ou  dica de preparo dessa bebida? Então compartilhe com nós. Deixe seu comentário.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s