Pesquisa começa a traçar perfil do jornalista brasileiro

Gabriela Rossi

Durante o 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, realizado em Uberlândia, Minas Gerais, pesquisadores do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina apresentaram os primeiros resultados de uma pesquisa que pretende traçar o perfil do jornalista brasileiro.

A pesquisa revelou, entre outros dados, que 90% das vagas disponíveis no mercado de trabalho são ocupadas por profissionais formados em universidades particulares.

Sobre isto, a jornalista Alessandra Nascimento, que frequentemente participa de processos de recrutamento na agência de comunicação na qual trabalha, em São Paulo, afirma que as seleções são quase sempre formadas por profissionais vindos de cursos particulares.  “Os e-mails que a gente recebe de pessoas se disponibilizando para vagas de estágio e emprego são quase 100% de quem se formou ou está cursando universidade particular. É muito difícil recebermos um currículo de alguém da USP, por exemplo, mesmo estando em São Paulo. Mas isto, certamente, não interfere na qualidade dos profissionais”.

Além destes dados a pesquisa também mostra que dos 316 cursos de jornalismo existentes no país 255 são de universidades privadas e 61 de universidades públicas. Para saber quais são os outros dados revelados pela pesquisa, clique aqui.

A pesquisa tem intenção de identificar quantos e como são os jornalistas brasileiros, pois atualmente não há nenhuma fonte de dados que possa informar, de modo confiável, o perfil deste profissional em nosso país.

A divulgação destes dados foi a primeira etapa do projeto, na segunda parte será feita uma coleta de dados através de aplicação de questionários para aproximadamente 1400 profissionais selecionados aleatoriamente. A previsão para conclusão desta etapa é para 2013.

Para ter acesso ao projeto de pesquisa clique aqui.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s