Marcelo de Barros
O Brasil tem 3.481 livrarias conforme indica o levantamento anual deste segmento referente ao ano de 2011, realizado pela Associação Nacional de Livrarias (ANL). A região sudeste é a campeã entre todas, com 1.829 livrarias, sendo que só o estado de São Paulo concentra 989 estabelecimentos. Na cidade de Campinas estima-se que há 45 livrarias, número que fica abaixo do que é recomendado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A organização recomenda uma livraria para cada 10 mil habitantes, sendo assim, a cidade está abaixo das recomendações.
Ensino superior, livros acadêmicos
O número de alunos matrículados em cursos de ensino superior tanto na rede pública de ensino, quanto na particular, em Campinas, chega atualmente a 74.217. Esse número foi obtido através de um panorama traçado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior (SEMESP) durante a 8ª edição das Jornadas Regionais 2012, realizada entre os dias 24 e 25 de abril.
Embora haja um alto índice de universitários na região, os livros acadêmicos não estão no topo dos mais vendidos. De acordo com a ANL, eles ocupam o 3º lugar na lista de representatividade de faturamento em 2011.
Mais procurados e mais vendidos
O segmento mais procurado pelo público em geral é a literatura estrangeira com livros de ficção e não ficção. Os livros mais vendidos são os de autoajuda e esotéricos. Um bom exemplo dos mais vendidos é o livro “Ágape” escrito pelo Padre Marcelo Rossi.
Para os leitores que fogem do convencional, uma boa opção é o noticiário produzido por Clara Friedrich. Aqui ela trata sobre sites que disponibilizam acervos digitais com mais de 500 obras literárias. Vale a pena conferir.
Editado por Monique Ribeiro