Após 14 meses de atraso bairros de Americana serão recapeados

Bruno Moreira

Depois de uma série de reclamações de motoristas que trafegam pelas ruas e avenidas de Americana diariamente e enfrentam o asfalto castigado em tais vias, com atraso de mais de um ano, o prefeito Diego De Nadai (PSDB) anunciou o recapeamento de 14 regiões do município. O investimento será de R$ 17 milhões, enquanto a condução do serviço ficará a cargo da Compasa do Brasil Distribuidora de Derivados de Petróleo Ltda., empresa vencedora do processo de ata de registro de preços aberto pela Administração.

Promessas não cumpridas

Em março do ano passado, Diego havia anunciado pelo Twitter que o processo de licitação para escolha da empresa responsável pelo recapeamento seria anunciado no dia 14 daquele mês. Contudo, a confirmação do início das obras ocorreu apenas um ano e dois meses depois. Na oportunidade, ele destacou que as vias beneficiadas serão decididas com a participação de associações de moradores. Durante o anúncio do recapeamento, o chefe do Executivo disparou críticas contra partidos de oposição que, segundo ele, teriam atrapalhado o processo, mas não detalhou quais seriam as circunstâncias.

Bruno Moreira
Buracos chamam a atenção em rua do bairro Nova Carioba, na região do São Manoel.

“É um problema que vem de muito tempo e gera muitas reclamações. Vínhamos vencendo as barreiras burocráticas do processo licitatório. É um processo lento e demorado, mas que agora chegou ao fim e podemos anunciar”, afirmou o prefeito. Ele explicou que serão mantidas duas frentes de trabalho ao mesmo tempo na primeira etapa e lembrou ainda que foram investidos R$ 7 milhões em recapeamento no ano de 2009, quando o valor foi aplicado somente nas avenidas do município.

“Temos uma malha viária bastante castigada que há muito tempo não teve manutenção. Alguns bairros ainda têm o asfalto de quando foram lançados”, comentou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Biondo. O orçamento das obras será custeado com recursos da própria pasta sem remanejamento, segundo o prefeito. Diego ainda não sabe quantificar o índice de reclamações gerado pelos buracos, mas reconheceu que a situação é problemática.

Os primeiros bairros

As regiões do São Manoel e Jardim Ipiranga serão as primeiras a receberem a execução do serviço, a partir desta semana, segundo De Nadai. As demais regiões serão avaliadas pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e aquelas que estiverem em situação mais precária serão priorizadas, até que todas elas sejam contempladas e preencham praticamente toda a cidade. Não há prazo estipulado para a conclusão do recapeamento.

Editado por Monique Ribeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s