Amanda dos Reis
A 2° Divisão do exército realizou no período de 7 a 11 de maio, a 8° Edição de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem. Cerca de 6 mil soldados integram o Programa de Instruções Militares/2012, do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro.
Dentre as cidades participantes está Amparo e segundo o General Ademar de Costa Machado e Filho, atual Comandante Militar do Sudeste, o principal ponto positivo da ação é a integração com a população, reforçando o slogan de “Braço Forte, Mão Amiga”.
Diversão e trabalho duro
Na principal praça da cidade, a Pádua Sales, as crianças foram as que mais se divertiram. Os soldados transformaram atividades do dia a dia de seus treinamentos em brincadeiras, mostrando que a missão dos militares vai além do combate. Passeio de caminhão, comando de tropa, falsa baiana e camuflagem foram algumas das atividades, além do algodão doce e da pipoca, que não poderiam faltar.
Anderson Aragão e Pedro Urbano, ambos de seis anos, compareceram à praça com os demais colegas de escola. Com os rostos pintados demonstraram admiração pelos soldados, que para eles representam heróis.
Diversão a parte, o General Machado filho ressaltou que o treinamento também servia como uma simulação de desastres e conflitos internos, como o ocorrido no Rio de Janeiro. Nesse exercício os oficiais foram constantemente avaliados.
Simulação
Em Pedreira, o 2°Grupo de Artilharia de Campanha Leve do regimento Deodoro de Itu receberam do Oficial de Operações, o Capitão Luciano Lubiana, ordens para o cumprimento de uma missão. Na tarde da última terça-feira, os soldados, alojados no bairro Jardim Andrade partiram rumo à biblioteca municipal onde enfrentaram outros soldados que simulavam uma manifestação. A população que passava por ali no momento parou para assistir a operação atípica. As funcionárias da biblioteca, Oneide e Neusa afirmaram que mesmo sendo avisadas da simulação se assustaram com o barulho das bombas e bexigas d’água, porém o susto não as impediu de fotografar nada.
As mulheres também desempenharam seu papel no treinamento, quase sempre na área da saúde, como a 3° Sargento Teresa D’Lapascoa, enfermeira a quatro meses no exercito, que ofereceu a população atendimento médico básico e orientação de saúde bucal.
Confira alguns momentos do exercício e conheça o Hino do Exército.
Editado por Rayssa Fagundes
Muito legal essa matéria! Interessante ver o exército por outra perspectiva, ao interagir com a sociedade aliando entretenimento e educação (saúde, social, etc).
Muito bom, adorei a matéria!