Rayssa Fagundes
Passar uma parte do dia sem acesso a uma rede social tem se tornado uma tarefa difícil para algumas pessoas, afirmação comprovada pela pesquisa Wave 6 , divulgada recentemente. Ouvindo 41.738 pessoas de 62 países, ela mapeou o crescimento e as tendências das mídias sociais em todo mundo.
O que é Wave 6?
A Wave existe desde 2006 e se trata de uma pesquisa realizada pela agência americana UM. Ela é feita anualmente e visa analisar o crescimento das mídias em todo o mundo.
A Wave 1 abrangeu apenas 11 países e a cada ano aumenta sua atuação chegando a 62, em sua sexta edição.
Seus resultados comprovam, com números, o que já é possível observar em todo o mundo. Cada vez mais as pessoas sentem a necessidade de estar conectadas ao mundo virtual. As Waves trazem ao público não só o panorama no que diz respeito ao crescimento das mídias, mas também às tendências da internet. Para conferir um vídeo com os resultados da Wave 6 clique aqui.
Resultados da pesquisa
Com base nos resultados obtidos, os últimos dois anos foram significativos para o crescimento no número de usuários das redes sociais e também para o crescimento no número de acessos. Em 2009, aproximadamente 15% das pessoas afirmaram utilizá-las e hoje esse percentual quase triplicou chegando a 42,9%.
Em 2011, mais de 40% dos entrevistados afirmaram que sentiam como se estivissem perdendo algo importante quando não podiam acessar seus perfis nas redes sociais, chamando a atenção para essa nova tendência de comportamento.
O Brasil foi um dos países estudados e superou a China, referência quando o assunto é o número de registros nas redes de relacionamento, e um dado importante foi revelado: 75% dos entrevistados brasileiros afirmaram que as redes são parte fundamental de suas vidas. Segundo a maior parte deles, a preocupação com a preservação da privacidade fica em segundo plano.
Tendências
Os microblogs, como o Twitter, têm aumentado sua difusão, enquanto a criação de perfis em sites de relacionamento, como o Facebook, vem gradativamente estagnando. Contudo, a pesquisa revela apenas uma mudança real: os perfis não são criados a todo momento, mas as pessoas têm passado mais tempo utilizando aqueles que já têm. Atualmente, independente da faixa etária, as pessoas passam mais tempo ao longo da semana na internet – uma média de 13 horas. Segundo a pesquisa divulgada, um fator que vem contribuindo para que isso ocorra é a portabilidade trazida pelos celulares e tablets, que permitem o acesso à internet de qualquer lugar. A Wave 6 traz também resultados importantes para as grandes marcas, que indicam que as mídias sociais são o melhor caminho para alcançar o público.
Confira os sites e termos mais acessados:
Editado Monique Ribeiro