Fernando Zanaga
A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada a cada quatro anos pelo Instituto Pró-Livro, apontou que os jovens em idade universitária (entre 18 e 29 anos) representam 21% dos usuários de biblioteca. Esta mesma pesquisa aponta que conforme o público das bibliotecas envelhece, ele deixa de frequentá-las. Os resultados da pesquisa podem ser conferidos aqui.
Para comentar a pesquisa e comentar os aspectos ligados à vida universitária, o Digitais entrevistou a diretora da Faculdade de Biblioteconomia da Puc-Campinas, a professora e pesquisadora Mariângela Pisoni Zanaga.
Ela acredita que a queda na média de livros lidos pelos brasileiros ao ano – 4,7 em 2007 e 4,0 em 2011- foi causada pela mudança na metodologia da pesquisa. A professora explica que o número pequeno de jovens em idade universitária que frequentam bibliotecas se deve a vários fatores: à dificuldade de acesso ao ensino superior no Brasil, ao que ela chamou de ” indústria de fotocópias” presentes nas faculdades, até a falta de informações de como utilizar os serviços das bibliotecas.
Confira a entrevista abaixo, onde também foram abordados o uso de e-books pelos universitários, a questão do acervo das bibliotecas e ideias para aumentar o número de leitores no Brasil.
Editado por Bárbara Bretanha