Frota de carros no Brasil é a mais jovem da América Latina

Henrique Bighetti

A frota brasileira é a maior e mais jovem da América Latina, são mais de trinta e quatro milhões de automóveis espalhados pelo país. Uma pesquisa do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) revela que atualmente há cerca de um carro para cada cinco pessoas no país, proporção que era quase a metade a menos de uma década. No ano passado a frota brasileira cresceu 7% em relação a 2010 e algumas cidades apresentam índices similares aos de países desenvolvidos, como Alemanha e Estados Unidos, onde a média é de menos de dois habitantes por veículo.

A média de idade dos carros no Brasil é de 9,3 anos: cerca de 44% dos veículos no país tem até cinco anos de idade, 39% deles  tem entre 6 e 15 de uso no mercado e 14% tem entre 16 e 20 anos. Além de aumentar, a frota brasileira também se diversificou com a entrada de novas montadoras no país que levaram a variedade de modelos a crescer assustadoramente. Em 2000 haviam 686 modelos de veículos leves; em pouco mais de uma década esse número dobrou.

A principal fonte de energia que move os carros brasileiros ainda é a gasolina, mas o biocombustível vem crescendo em popularidade: em 2000 ele representava apenas 8% do mercado, hoje esse número aumentou para 41%. Já o diesel e o álcool estão presentes em somente 13% dos automóveis no país. Esses números mostram que o Brasil está a frente na matriz energética em comparação com Estados Unidos e Europa.

O país que mais produz veículos no mundo é a China, seguido por Japão, Estados Unidos e Alemanha. O Brasil é o sétimo colocado no ranking mundial.

Editado por Bárbara Bretanha.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s