Até o final de 2012 Brasil terá um computador para cada dois brasileiros, aponta pesquisa

Raphael Gnipper

A Fundação Getúlio Vargas divulgou no final de abril uma pesquisa que demonstra um novo comportamento do brasileiro de classe média – incluindo principalmente a classe “C” emergente. O aumento da renda e as facilidades oferecidas pelas grandes redes de lojas são dois fatores que contribuiram para  o crescimento nas vendas de computadores pessoais.  Pra você que é avesso à tecnologia uma notícia: 2012 vai ser o ano em que o Brasil atingirá a marca de um computador para cada dois habitantes.

Em 2011, o número de computadores no Brasil era de 85 milhões, segundo a pesquisa. Para 2012, estima-se que serão 98 milhões até o final do ano. Para psicólogos ouvidos pelo Digitais Puc-Campinaso crescimento no número de computadores representa uma tendência que vai ao encontro de uma necessidade cada vez maior das pessoas adquirirem um aparelho que pode ser usado no trabalho e para fins pessoais, e ainda, representa uma forma de interação e exposição social . “O brasileiro não está satisfeito em apenas receber conteúdo. Ele quer produzir, aparecer e ser visto também”, analisa Vivian Bueno, psicóloga.

Conectados

Dados do Ibope NetRatings mostram que atualmente, são 79,9 milhões de internautas brasileiros sendo o Brasil o 5º país mais conectado do mundo, mas,  ainda assim o principal meio de acesso a world wide web, ou rede de alcance mundial, é através da lan house (31%) seguido pelo acesso residencial (27%), segundo dados da Fecomércio-RJ/Ipsos.

Para os economistas, o aumento no número de computadores em 2012 aliado à popularização da banda larga podem representar em breve uma expansão no índice de brasileiros com acesso à internet. Algo que até pouco tempo atrás, era restrito a uma pequena fatia da população.

Editado por Monique Ribeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s