O número de brasileiros com formação superior cresce em 110%, segundo o MEC

Jéssica Caldeira

Jéssica Caldeira

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (03) um aumento significativo no número de brasileiros graduados. O percentual de formandos no ensino superior alcançou os 7,9% em 2010, apresentando um aumento de 109,83% em relação a 2000 (4,4%).

Os dados foram coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e mostram ainda que, o crescimento no número de graduados foi constatado em todas as regiões do país. O maior índice de estudantes que concluem um curso de graduação foi encontrado no Sudeste (10%), onde se localizam os estados com maior desenvolvimento tecnológico do país. Em seguida aparecem o Centro-oeste (9,3%) e o Sul do país (8,9%). Norte e Nordeste apresentaram mesmo índice, com 4,7% da população com diploma de nível superior.

No entanto, relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgado no ano passado ainda mostra o Brasil como 33º colocado, entre 45 países analisados, em relação à porcentagem de graduados. A Coréia do Sul apresentou um crescimento muito superior nesse quesito – com aumento de 50 pontos percentuais – segundo a Organização que está vinculada principalmente a países desenvolvidos. Todos os dados apresentados fazem parte dos Resultados Gerais da Amostra do Censo de 2010.

Jéssica Caldeira
Cresce o número de brasileiros com ensino superior – fonte: Censo 2010 (IBGE)

Iniciativas do Governo federal

Em 2005, com o início da oferta de bolsas de estudo em universidades privadas do país pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), 112.275 novos alunos ingressaram em instituições de ensino superior no país, sendo 35.652 apenas no estado de São Paulo. Já em 2010, quando o censo do IBGE foi realizado, 240.441 brasileiros entraram para universidades particulares. Um crescimento de 114% no número de bolsas de estudo.

O Digitais Puc-Campinas procurou o MEC para estabelecer os motivos que levaram a esse aumento no número de graduados no Brasil nos 10 anos de análise pelo censo, mas até o momento não obteve retorno.

Editado por Monique Ribeiro

1 comentário

  1. Prezadas,

    A Editora Moderna está produzindo o material didático abaixo especificado e para enriquecimento do livro, solicitamos autorização para reproduzir a(o) seguinte texto:

    “O número de brasileiros com formação superior cresce em 110%, segundo o MEC”, de Jéssica Caldeira; Monique Ribeiro.
    Disponível em: https://digitaispuccampinas.wordpress.com/2012/05/05/brasileiros-com-formacao-superior-crescem-110/

    Dados do livro
    Título: Sociologia em movimento
    Formato: impresso
    Autoria: Lier Pires Ferreira
    Tiragem: 30.000 versões do livro impresso

    Aguardo por um retorno.

    Agradeço desde já pela atenção e coloco-me a disposição para quaisquer esclarecimentos.

    Att,
    Amandha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s