Brasil realiza 629 mil cirurgias plásticas por ano

Talita Bristotti

Pesquisa do Instituto Datafolha, realizada em agosto e dezembro de 2008 e publicada no ano seguinte, revela que quatro cirurgias plásticas são feitas por semana no Brasil. O estudo, o mais recente a ser realizado no país, mostra que as mulheres se submetem mais às cirurgias do que os homens, sejam estéticas (88%) ou reparadoras (59%).

Os procedimentos cirúrgicos são realizados com maior frequência, mas os procedimentos estéticos que não necessitam de intervenção cirúrgica também tem ganhado espaço: preenchimentos (92%) e botox (91%) são os preferidos.

A maior parte das cirurgias é feita em caráter privado, seja em hospitais particulares ou clínicas (86%), enquanto apenas 14% dos procedimentos são realizados em hospitais públicos. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece apenas cirurgias plásticas reparadoras. Os procedimentos mais comuns são: reconstrução mamária (depois de mastectomia), em crianças com lábio leporino, fendaplalatina, queimaduras, abdominoplastia (depois de cirurgia do estômago) e deficiência ou deformidades no rosto.

Influência hollywoodiana
A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética realizou uma pesquisa com 20 mil cirurgiões plásticos em 84 países para entender a influência de pessoas famosas nos procedimentos realizados pelos pacientes. O estudo quis conectar onze tipos de cirurgias mais habituais com os nomes das celebridades. Brad Pitt e Angelina Jolie, o casal número um de Hollywood, foram os mais citados.

Arte: Talita Bristotti

Arte: Talita Bristotti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s