Universitários assumem a limpeza de casa

Carla Vido

Estudar e morar fora não é tão simples quanto parece. Gastos extras que muitas vezes acabam pesando no orçamento precisam ser cortados e alternativas para economizar são sempre bem vindas. Morando há quarto anos em Campinas, a estudante de arquitetura Bruna Pagan, 21, sabe como é lidar com orçamento apertado e a dupla jornada de um universitário. Com aulas durante o período da tarde e da noite e estágio pela manhã, cuidados com a moradia acabam sendo deixados em segundo plano e uma possível solução para isso seria a contratação de uma diarista ou empregada doméstica.

De acordo com a estudante, a falta de confiança e um custo a mais no orçamento acabam não ajudando na hora de pagar uma empregada doméstica. “Hoje em dia com a mensalidade da faculdade e os gastos com alimentação e transporte seria impossível pensar na idéia de pagar uma faxineira para minha casa, e aí o que acaba acontecendo é que a gente reveza na limpeza e faz isso aos finais de semana.” revela a estudante.

O revezamento na limpeza de casa entre universitários é comum principalmente entre as meninas, como também é o caso de Ana Helena Viana, 19, que está na cidade há dois anos. “Por mais que precise estudar e trabalhar, a gente acaba assumindo um compromisso com a nossa casa e é uma coisa que não tem como adiar, a gente dorme, fica em casa uma boa parte do tempo então não tem como frequentar um lugar sujo”, afirma a universitária.

Mesmo com a correria da faculdade e do estágio, os estudantes acabam assumindo o compromisso que poderia ser ocupado por domésticas remuneradas, mas que cada vez mais estão desaparecendo das residências e se tornando comum entre a jornadas dos universitários.

Editado por Artur Vergennes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s