Professora afirma que há muito mais falhas do que avanços na rede pública de ensino

Thalita Gallucci Sotero

No último dia 28 comemorou-se o dia da Educação, mas segundo Maria Fernanda Cavassani, professora do ensino fundamental da rede pública, há muito mais trabalho para ser feito do que motivos para comemorar.

Maria Fernanda Cavassani

Pesquisas do IBGE apontam grandes avanços. A taxa de escolarização dos jovens de 15 a 17 anos, por exemplo, aumentou 33% nos últimos 10 anos, mas Cavassani argumenta que o problema é contentar-se com os números positivos. “Não é porque a estrutura da escola melhorou e que agora temos sistema apostilado (refiro-me ao Estado de São Paulo) e porque há mais pessoas tendo acesso à escola que devemos estagnar”.

De acordo com a educadora, o questionamento encontra-se justamente nesse ponto, a escola se popularizou, a demanda aumentou, mas ainda há carência de investimentos em espaço físico, funcionários, professores, estrutura tecnológica, e diante disso, o argumento de que se ensina por amor, é um ideal tão ultrapassado quanto à pedagogia utilizada na rede pública de ensino, esta que também não se atualizou.

O professor deve ser mediador entre o aluno e o que ele aprende, mas há falha na comunicação entre escola, aluno e comunidade, o que se vê nas campanhas eleitorais ou na TV são escolas públicas muito distantes da realidade, não há computadores suficientes para todos, não há ambientes adequados para que todas as situações de aprendizagem propostas sejam, de fato, cumpridas.

O resultado das falhas apontadas pela professora, agente maior no processo de ensino, é o despreparo para as outras fases de ensino, como o superior, além do relacionamento social, cultural e econômico de cada um.

Editado por Artur Vergennes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s