TCC pode gerar estresse em estudantes concluintes

Sheila Firmino

No último ano de faculdade, universitários de diversos cursos se preparam para o mais preocupante de todos os trabalhos acadêmicos, o projeto experimental, mais conhecido como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Muitos alunos se esforçam vigorosamente em fazer o melhor projeto da sala e acabam se estressando, por não conseguirem atingir algumas das metas estipuladas. Isso muitas vezes pode ser considerado um grande problema tanto para a nossa mente quanto para o nosso organismo, causando o stress.

De acordo com a psicóloga Shirley Miguel, se o individuo está tenso ou preocupado, pode acabar desencadeando uma situação de stress, pelo acúmulo de trabalho eminente de um projeto experimental ou até associado a outras questões. “Se você não tem uma boa relação com o grupo para a produção do projeto, a insegurança a respeito da qualidade do TCC provoca ansiedade pelo desconhecido e acaba gerando uma cobrança maior, tanto da parte dele próprio como do grupo”, disse.

Entretanto, esses não são os únicos causadores do stress. Segundo Rita Khater, psicóloga da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), outros fatores determinantes, além dos projetos experimentais, comprometem o organismo, como a mudança de rotina, novo trabalho, separação ou sucesso profissional. “Nosso organismo vai sentindo esses fatores e pode se predispor, por fragilidade orgânica momentânea, contraindo doenças ou respondendo de modo mais sensível a problemas de saúde que normalmente não seriam tão graves”, ressaltou. Ela adverte também que os jovens estão expostos a outras tensões no cotidiano da vida estudantil, especialmente no conflito em se passar de estudante para profissional do mercado de trabalho.

Muitas vezes o estresse é fácil de ser identificado por quem convive com o universitário, já que alguns dos sintomas são: faltar a compromissos importantes, dormir demais ou poucas horas por dia, comer muito ou não comer o suficiente, dificuldade para trabalhar em grupo, não cumprir a parte dela no TCC, entre outros tipos de sintomas do estresse. “Depende muito do projeto experimental para que o universitário fique exposto ao estresse, já que nem todos necessitam que se vá a campo, pois alguns fazem monografias ou dissertações”, expõe Shirley.

Recomendações para não ficar estressado na hora de realizar o TCC

Algumas maneiras são indicadas para se prevenir o estresse: organizar melhor o que se vai fazer ou de quando pretende realizar. Obter todas as informações necessárias. Ter um bom orientador que entenda o projeto experimental. Ter interesse pelo assunto proposto e entender como ele funciona. Controlar a ansiedade antes que ela o domine. Por fim, se relacionar bem com o grupo é considerado o mais importante de todo o processo para a realização do trabalho final.

Confira mais um trecho sobre essa notícia de acordo com a psicóloga Shirley Miguel.

Editado por José Guilherme Silveira

8 comentários

  1. Eu emagreci cerca de 5kg durante a produção do meu projeto. Me estressei muito, principalmente com a minha dupla! Mas no fim, deu tudo certo, tivemos um ótimo resultado e nossa amizade voltou ao normal – até mais fortalecida que antes. Sobrou até para o orientador, de quem cobrei com um pouco mais de dureza, quase que na data de entrega, opiniões mais claras sobre o que já vinha apresentando pra ele. Costumo dizer que se não fosse o yôga, que comecei a praticar alguns meses antes do início do trabalho, talvez não o tivesse terminado. Manter a calma é, mesmo, fundamental, já que com raiva, estresse e qualquer coisa do gênero, fica impossível produzir alguma coisa boa.

  2. Esse é um assunto para se pensar muito, pois eu quase tive um ataque com tantos não do meu orientador a minha vontade era largar tudo e ir embora, mas eu superei, pois não são todos os dias que temos força para continuar.

  3. Sem palavras para o estresse que eu passei durante o TCC, eu quase tive um infarto de tanto trabalho e correções, mas no final valeu a pena.

  4. Nossa então eu preciso de uma psicóloga urgente, na noite de ontem eu nem dormir direito, por que na semana passada a professora orientadora da disciplina me disse que o meu TCC estava sem direção e hoje é dia de receber a resposta se foi aprovado ou não. Hoje eu nem fui trabalhar, pois já acordei passando mal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s