Produtos religiosos movimentam R$ 12 bilhões, revela pesquisa

Pode até não ser o grande objetivo dos líderes religiosos do Brasil, mas segundo pesquisa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) o mercado envolvendo produtos religiosos no Brasil já chega a 12 bilhões de reais, e ressuscita alguns mercados em decadência, como o fonográfico. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD) em 2010, o mercado da música gospel movimentou mais de R$ 1 bilhão reais.

Religiões no Brasil segundo Censo 2010

Neste ano o líder de vendas no mercado fonográfico religioso é o Padre Marcelo Rossi, que vendeu 1,5 milhões de cópias do seu novo CD Ágape. Brenda Carranza, autora do livro Catolicismo Midiático e professora da PUC-Campinas afirma que: “O Padre Marcelo é um fenômeno da mídia em geral, sem muitos dotes musicais, mas com muito marketing aposta na indústria musical. Assim ele atrai os católicos tradicionais e os populares numa espécie de show-missa”.
Este quadro econômico lucrativo tem levado gravadoras comerciais como a Sony Music a investir neste nicho econômico.

Para o diretor do segmento gospel, Maurício Soares, o mercado consumidor de produtos religiosos acompanha o crescimento do segmento na sociedade. “É algo natural. Já que pesquisas indicam que em 10 a 15 anos a população evangélica será maior do 50% da população brasileira”. Hoje a gravadora têm até um departamento exclusivo que já contam com músicos renomados como a banda Resgate e Cassiane. Brenda Carranza explica que a longa experiência musical está acumulada no mundo evangélico, e afirma que “mais que igrejas, mas quem está envolvido nesse tipo de mercado sejam membros empresários das igrejas, as quais acabam por colocar na cresta da onda musical suas produções”.
Além de ressuscitar a religião tem alimentado alguns nichos econômicos no Brasil, como é o caso do mercado editorial. Segundo estimativa da Associação de editores Cristãos o mercado editorial católico movimenta 321 milhões de reais, mas ainda perde para o mercado espírita, tradicional no universo dos livros, a Federação Espírita Brasileira (Feb) estima que os títulos espíritas movimente 500 milhões de reais.

Número de expectadores de filmes religiosos ( em milhões)

Do livro ao cinema a doutrina de Allan Kardec ganha força, em 2010 a adaptação de Nosso Lar, obra psicografada por Chico Xavier teve quatro milhões de expectadores e uma renda de 35 milhões de reais. No mesmo ano Chico Xavier trouxe aos cinemas cerca de 3,4 milhões de pessoas. Este nicho começou a ser desbravado pelo padre Marcelo Rossi e pelo diretor Moacyr Goes com o filme ‘Maria, mãe do filho de Deus’, que lançado em 2003 atraiu 2,3 milhões de pessoas aos cinemas. O bom resultado do primeiro trabalho fez com que no ano seguinte a dupla lançasse ‘Irmãos da Fé’ que atraiu 957 mil espectadores.

Editado por Artur Vergennes

6 comentários

  1. Esse site deve ser católico. As informações aqui não são verdadeiras. Os maiores produtores de músicas religiosas vem dos evangélicos.

    1. Olá amigo, sou o jornalista que escreveu a matéria
      Acho justo revelar que sou Espírita, só observei a tendência social e virou fato/notícia
      Gostaria que vc revesse, não citei nenhum dado do mercado católico de música
      Aliás essa matéria foi um grande processo, eu a comecei ano passado investigando o mercado fonográfico gospel. Por isso, se observa entrevista do diretor da Sony, e da Teóloga Brenda Carranza.
      Os dados são de fontes oficiais, e queira ou não se vc olhar as principais listas editoriais e fonográficas, da Veja por exemplo, verá que as obras do Padre Marcelo Rossi são campeões de venda e possuem o devido destaque.
      Claro temos campeões de venda no universo evangélico, como por exemplo o álbum do Regis Danese “Faz um milgare em mim” que ganhou o disco de ouro logo na primeira semana, aconteceu com Oficina G3 também. Aliás esta uma das minhas bandas preferidas

  2. gostei vou fzer meu trabalho da facu baseado no meio religioso, pelo q posso perceber esse tipo de mercado é uma galinha de ovos de ouro.

  3. Excelente trabalho. Sou escritor, Val Piccinato, GUERRILHA, TERCEIRA ERA, ANARCHIST… Grande valia para minhas produções na Rebel-TV – youtuve.com/valval1980. Com prazer citarei as fontes. UBERMENSCH IMMER!

  4. Estou trabalhando para uma monografia sobre a produção e financiamentos para a filmes religiosos, poderia por gentileza dar-me citação de livros ou sites sobre este assunto?

    ABS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s