Campinas recebe 40 novos ônibus e aumenta acessibilidade para os deficientes físicos

Foram entregues na última segunda-feira, dia 23, 40 novos ônibus para Campinas. A estimativa da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), é que 80 mil usuários por dia se beneficiem com a nova frota que integra 14 linhas que estavam operando no limite de passageiros. Essas linhas atendem as regiões do Campo Grande, corredor John Boyd Dunlop, Vila Padre Anchieta, Swift e Parque São Jorge. Essa aquisição faz parte das ações da etapa de investimentos do prefeito recém-eleito, Pedro Serafim. Para a compra da frota foram gastos R$ 9,8 milhões.

Todos os novos ônibus são acessíveis para deficientes físicos, ou seja, estão adaptados com elevadores ou piso baixo. A cidade conta agora com quase 500 ônibus acessíveis, aproximadamente 40% do total de sua frota.

O secretário de transportes, André Aranha Ribeiro, ressalta que Campinas tem um dos percentuais mais elevados do país e é uma das poucas cidades do país que tem condições de atender ao prazo de 2014 em que toda a frota terá de ter acessibilidade aos deficientes. E ainda afirmou que “iremos fechar o ano de 2012 com mais de 50% da frota de Campinas acessível”.

Para o cadeirante Washington, os ônibus na cidade oferecem ótimas condições para os deficientes, no entanto ressalta que as ruas e calçadas precisam ser melhoradas. Ele explica que além da falta de rampa de acesso para as cadeiras de rodas nas faixas de pedestres, os buracos nas calçadas também dificultam a mobilidade, e consequentemente, a independência dos deficientes.

Ouça a entrevista com cadeirante sobre acessibilidade.

Editado por Artur Vergennes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s