Ciclofaixa na região central de Campinas ficou fechada durante os feriados

O fechamento da ciclofaixa da região central de Campinas no último sábado (21), quando foi comemorado o dia de Tiradentes, marcou o quarto feriado seguido em que o trajeto não esteve disponível aos ciclistas só em 2012. Em nota oficial, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) informou que a interrupção no serviço aconteceu “para que os agentes da Mobilidade Urbana priorizem o monitoramento do trânsito nas regiões de maior movimento no comércio e prestação de serviços, que vão funcionar normalmente na cidade”.

O projeto das faixas exclusivas para bicicletas, criado durante a administração do prefeito cassado, Hélio de  Oliveira Santos, compreende exclusividade aos ciclistas durante domingos e feriados, entre 7h e 13h. Apesar disso, durante o dia de Tiradentes, a sexta-feira santa, o domingo e a terça-feira de carnaval, e o primeiro dia do ano a situação se repetiu. Além disso, outros dias também sofreram alteração de percurso ou novos bloqueios (Veja os motivos no infográfico) . A estudante Nelma Torres é uma das prejudicadas. “Comprei uma bicicleta só para utilizar na ciclofaixa, o bloqueio me atrapalha”, conta.

Radares

Desde o  dia 19 de abril, os agentes da EMDEC, que dão apoio às operações da ciclofaixa,  estão substituindo os radares eletrônicos da cidade, desligados por suspeitas de irregularidades nas licitações. A fiscalização está sendo realizada exclusivamente pelos próprios agentes. Apesar disso, a EMDEC não associa as novas designações dos funcionários ao fechamento da ciclovia.
O contrato para os radares móveis já foi fechado e os aparelhos devem entrar em operação até a próxima quarta-feira (25). O pregão que define a contratante que fornece os radares fixos está previsto para o dia 8 de maio.
A EMDEC ainda não divulgou o planejamento das operações na ciclovia durante o feriado de 1º de maio.

Bruno Teixeira

Editado por Artur Vergennes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s