Os bancos Bradesco e Itaú Unibanco reduzirão suas taxas de juros, principalmente para financiamento de veículos e obtenção de crédito pessoal a partir de hoje (23/04). O reajuste se deu após a iniciativa da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que há duas semanas já trabalham com taxas menores.
A decisão por baixar taxas de juros foi tomada após declaração da presidente Dilma Rousseff, onde ela defendeu a redução do spread brasileiro – ou seja, a diminuição na diferença entre o valor que bancos brasileiros pagam para captar dinheiro e que cobram para emprestá-lo – quanto maior a diferença entre esses valores, piores são as taxas para o cidadão comum.
Após as mudanças percentuais nas taxas, o Bradesco de hoje em diante cobra os seguintes valores por alguns de seus serviços: empréstimo de crédito pessoal cai de 2,66% para 1,97% ao mês, no mínimo. Outra variação acontece na taxa de juros cobrada pelo financiamento de veículos, que passa de 1,35% para 0,97% ao mês. Para o uso do cheque especial (LIS) a taxa de juros será cobrada em 1,95% ao mês. A taxa para uso de cartão de crédito passa a ser cobrada a 3,85% ao mês.
No mesmo ritmo, o Itaú também providenciou mudanças, e agora trabalha taxas diferenciadas para alguns itens: no cheque especial (LIS) a taxa cobrada a partir de agora é de 1,95% ao mês. Para compras com o cartão de crédito, a taxa de juro passa a ser cobrada também a 3,85% ao mês, com a possibilidade de variação deste valor. Observe que para os dois últimos serviços os valores estipulados pelas duas instituições financeiras não variam.
Em meio a essas mudanças, o Banco Central (BC) divulgou uma pesquisa comparativa entre os principais bancos do país e as taxas cobradas por eles pelos seus principais serviços antes das mudanças acontecerem, e as novas taxas entrarem em vigor. Confira os gráficos abaixo onde foi feito um comparativo entre os percentuais pelo uso do cheque especial, crédito pessoal e financiamento de veículos.
– Ranking: valores cobrados pelo uso do cheque especial

– Ranking: valores cobrados pela contratação de crédito pessoal

– Ranking: valores cobrados pelo financiamento de veículos
