Projeto de Universidade usa mangás para ensinar química

O projeto de extensão “Sigma Pi- Quadrinhos para Divulgação e o Ensino de Ciência” foi criado em 2009 pelo Núcleo Ouroboros de Divulgação Cientifica do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O projeto visa ensinar através dos quadrinhos japoneses, os mangás, divulgar conteúdos de química de uma maneira lúdica e divertida.

Estes quadrinhos foram produzidos pela estudante de Química da Universidade Adriana Yumi Iwata e já conta com seis edições produzidas, de um total de doze previstas. A série entitulada Sigma Pi, conta  historia da garota Branca, que acaba de ser transferida para um tradicional colegio interno, onde todos os alunos são obrigados a frequentar algum clube como atividades extracurriculares. O gibi passa a acompanhar as aventuras da garota no clube de química Sigma Pi, utilizando humor, romances e, é claro, química.

Edições do Sigma Pi - Divulgação
Mangás utilizados para o ensino

Desde 2004 o grupo Ouroboros da UFSCar  desenvolve atividades relacionadas ao ensino e divulgação de ciências de maneira não-convencional. O projeto Sigma Pi é uma destas atividades. Outro projeto do grupo é o ” Ciência em Cena”, um encontro anual de grupos de teatro para divulgação das ciências. Mais informações sobre o projeto Sigma Pi podem ser obtidas no blog do projeto, e sobre o Núcleo Ouroboros pelo site http://www.ufscar.br/ouroboros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s