Professor da PUC-Campinas destaca os impactos do crescimento desordenado na sociedade

A história das coisas: uma reflexão sobre o lixo urbano e industrial da região metropolitana de Campinas (RMC), este foi o tema da palestra ministrada pelo professor Ernesto Paulella, da Faculdade de Economia e Administração da PUC-Campinas, no evento promovido pela Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna (CACI) da PUC-Campinas, o professor destacou o crescimento acelerado em função do consumo desenfreado da sociedade em todo mundo, tomando como ponto de partida a RMC, e as práticas necessárias para um crescimento ordenado nas grandes metrópoles, colocando como exemplo medidas já adotadas em outros países “Existe um sistema onde se tortura o lixo orgânico, para que ele vá para tratamento na estação da rede de esgoto, fica muito mais fácil tratar esse material, o Estados Unidos fez isso na década de 30”, afirma o professor”.

Palestra com professor Ernesto Paulella
Palestra com professor Ernesto Paulella

A questão dos aterros da RMC e os impactos na sociedade foi outro ponto levantado pelo professor. “É um crime colocar lixo para apodrecer embaixo da terra, o mundo desenvolvido não faz mais isso, nós já somos a 6ª economia do mundo,” afirmou.

Com a exibição do documentário “A história das coisas”, que mostrou as consequências de como tudo que consumimos, produzimos e tornamos a consumir tem impactos diretos sobre cada indivíduo, toda sociedade e ainda como as indústrias, por meio das necessidades impostas na população, contribuem para estes hábitos desenfreados.

O encontro promovido pela CACI faz parte do projeto Palavra Livre e é a primeira palestra de 2012. Os eventos abertos a estudantes, professores e funcionários da PUC-Campinas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s