Falta de retorno de recrutadores frustra candidatos

Ao entrar na universidade muitos estudantes já começam a almejar o mercado profissional e quando as oportunidades aparecem participam de inúmeros processos seletivos. Uma recente pesquisa da Gentis Panel, encomendada pela Curriculum, constatou que 83% dos candidatos não receberam retorno dos processos dos quais participaram.

Os entrevistados demonstraram-se insatisfeitos com esta falta de feedback por parte dos recrutadores, pois um retorno das entrevistas os ajudaria a identificar erros e aperfeiçoar as habilidades nas entrevistas e testes, além de demonstrar respeito da organização.

A universitária Mariana Ferreira afirma que a falta de retorno frustra candidato: “Fiz uma entrevista para uma empresa há dois meses e me prometeram uma resposta em uma semana, só que até agora ninguém entrou em contato. Era uma oportunidade muito boa, mas eu acabei me decepcionando porque eles nem tiveram o cuidado de me avisar se já preencheram a vaga ou não”.

Além disso, a pesquisa apontou que as informações que os candidatos avaliam mais importantes e que devem ser ditas no primeiro contato são, respectivamente, de salário (17%), nome da empresa (16%), local de trabalho (15%) e atividades a desenvolver (15%).

Mariana afirma que para quem está começando as respostas são essenciais para o desenvolvimento profissional. “Nós universitários que estamos entrando no mercado agora temos muito a aprender e às vezes faz falta um retorno, para preparar melhor o currículo e até para nos prepararmos melhor para o mercado”.

O atraso no atendimento também foi um fato relatado pelos candidatos. 62% afirmaram que já ficaram esperando para serem atendidos pelo recrutador e que gostariam de terem sido avisados com antecedência.

E você, já passou por esse tipo de situação? Conte para o Digitais.

2 comentários

    1. Obrigada pela observação, Sr. Maciel.
      Na hora da publicação os parágrafos foram invertidos, mas isso já foi corrigido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s