Uma forma que muitos estudantes encontram hoje para dar continuidade aos estudos, conciliando educação com trabalho, família e filhos, é por meio da Educação a distância (EAD). Muitas pessoas que não tem tempo ou que iniciaram os estudos e não conseguiram conciliá-los com as outras atividades optam por essa modalidade de ensino. É o caso da estudante Lissandra Sousa, que em junho irá se formar em pedagogia. Segundo ela este método de estudo lhe proporcionou mais autonomia. “O ensino a distância me ajudou a ser mais organizada e autodidata”, explica.
Um dos diferenciais dos cursos a distância de acordo com o professor Nelson de Carvalho Mendes, coordenador do EAD da PUC-Campinas, é a responsabilidade que o aluno adquire com seus estudos. Segundo ele, alguns alunos desinformados quando iniciam acreditam que seja uma maneira fácil de dar andamento aos estudos, porém, é exigido destes alunos muito mais comprometimento e desempenho, igual ou superior a aulas presenciais, já que o aluno vai precisar conciliar o tempo para dedicar-se aos estudos em casa, estabelecendo uma disciplina pessoal.
Mercado de trabalho
Um ponto negativo que Lissandra diz ter enfrentado é o preconceito de algumas empresas em relação ao curso, a estudante afirma que em dois processos seletivos foi reprovada, por algumas empresas não compreenderem como é o desenvolvimento da EAD. “Fui fazer entrevista em uma escolinha particular no centro de Campinas, a dona da escola não me aceitou pelo fato de eu cursar uma faculdade EAD”, explica.
O professor Nelson afirma que existe ainda certo preconceito por parte da sociedade, mas, segundo ele vale-se ressaltar que,“os primeiros resultados no ENADE dos alunos ingressantes em cursos superiores nessa modalidade de ensino, foram melhores do que os estudantes que fizeram o mesmo curso, mas da maneira tradicional, totalmente presencial”, afirma.
Metodologia
Os cursos EAD não são totalmente à distância, na PUC-Campinas 25% das aulas são presencias, e o restante 75%, são virtuais. Nas aulas presenciais são apresentados os assuntos e nas virtuais eles sã aprofundados com fóruns de debates e atividades de estudo e pesquisa. As provas são sempre presenciais, mas com relação aos trabalhos, os alunos têm opção de apresentá-los virtual ou presencialmente. Quando há dúvidas pode-se fazer consulta por meio do ambiente virtual de aprendizagem, além de monitores, aulas presenciais, fóruns, chat, e-mails e até blogs.

De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), foram contabilizados mais de dois milhões de brasileiros como alunos de cursos de EAD, sendo que a maioria dos alunos que freqüentam os cursos são casados e não tiveram a oportunidade de estudar anteriormente. É o que Lissandra afirma, segundo ela a EAD é a oportunidade de se concretizar um sonho e também estabelecer um compromisso sério com os estudos. “A minha sala de aula é composta por mulheres casadas com filho e se não fosse a faculdade EAD não teriam outra oportunidade de se formarem. São meninas inteligentíssimas, eu suo para acompanhá-las, elas tem um raciocínio rápido e lógico”.
A viabilidade de estudar em qualquer lugar é outra vantagem levantada pela estudante, sendo que desta forma os estudantes estabelecem seu próprio tempo e espaço, podendo estudar com tranqüilidade dentro dos seus limites e obrigações do dia a dia.
Minha mãe com 46 anos voltou a fazer uma faculdade. Ela cursou Pedagogia à distância. Com a faculdade, hoje ela está muito mais realizada por deixar de ser dona de casa para se tornar professora