Educação a distância é oportunidade de realizar sonho da formação acadêmica

Uma forma que muitos estudantes encontram hoje para dar continuidade aos estudos, conciliando educação com trabalho, família e filhos, é por meio da Educação a distância (EAD). Muitas pessoas que não tem tempo ou que iniciaram os estudos e não conseguiram conciliá-los com as outras atividades optam por essa modalidade de ensino. É o caso da estudante Lissandra Sousa, que em junho irá se formar em pedagogia. Segundo ela este método de estudo lhe proporcionou mais autonomia. “O ensino a distância me ajudou a ser mais organizada e autodidata”, explica.

Um dos diferenciais dos cursos a distância de acordo com o professor Nelson de Carvalho Mendes, coordenador do EAD da PUC-Campinas, é a responsabilidade que o aluno adquire com seus estudos. Segundo ele, alguns alunos desinformados quando iniciam acreditam que seja uma maneira fácil de dar andamento aos estudos, porém, é exigido destes alunos muito mais comprometimento e desempenho, igual ou superior a aulas presenciais, já que o aluno vai precisar conciliar o tempo para dedicar-se aos estudos em casa, estabelecendo uma disciplina pessoal.

Mercado de trabalho

 Um ponto negativo que Lissandra diz ter enfrentado é o preconceito de algumas empresas em relação ao curso, a estudante afirma que em dois processos seletivos foi reprovada, por algumas empresas não compreenderem como é o desenvolvimento da EAD. “Fui fazer entrevista em uma escolinha particular no centro de Campinas, a dona da escola não me aceitou pelo fato de eu cursar uma faculdade EAD”, explica.

O professor Nelson afirma que existe ainda certo preconceito por parte da sociedade, mas, segundo ele vale-se ressaltar que,“os primeiros resultados no ENADE dos alunos ingressantes em cursos superiores nessa modalidade de ensino, foram melhores do que os estudantes que fizeram o mesmo curso, mas da maneira tradicional, totalmente presencial”, afirma.

Metodologia

 Os cursos EAD não são totalmente à distância, na PUC-Campinas 25% das aulas são presencias, e o restante 75%, são virtuais.  Nas aulas presenciais são apresentados os assuntos e nas virtuais eles sã aprofundados com fóruns de debates e atividades de estudo e pesquisa. As provas são sempre presenciais, mas com relação aos trabalhos,  os alunos têm opção de apresentá-los virtual ou presencialmente. Quando há dúvidas pode-se fazer consulta por meio do ambiente virtual de aprendizagem, além de monitores, aulas presenciais, fóruns, chat, e-mails e até  blogs.

Os estudos são adaptados com as necessidades e comodidade dos alunos

De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), foram contabilizados mais de dois milhões de brasileiros como alunos de cursos de EAD, sendo que a maioria dos alunos que freqüentam os cursos são casados e não tiveram a oportunidade de estudar anteriormente. É o que Lissandra afirma, segundo ela a EAD é a oportunidade de se concretizar um sonho e também estabelecer um compromisso sério com os estudos. “A minha sala de aula é composta por mulheres casadas com filho e se não fosse a faculdade EAD não teriam outra oportunidade de se formarem. São meninas inteligentíssimas, eu suo para acompanhá-las, elas tem um raciocínio rápido e lógico”.

A viabilidade de estudar em qualquer lugar é outra vantagem levantada pela estudante, sendo que desta forma os estudantes estabelecem seu próprio tempo e espaço, podendo estudar com tranqüilidade dentro dos seus limites e obrigações do dia a dia.


1 comentário

  1. Minha mãe com 46 anos voltou a fazer uma faculdade. Ela cursou Pedagogia à distância. Com a faculdade, hoje ela está muito mais realizada por deixar de ser dona de casa para se tornar professora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s