Gerente de comunicação da Vale aborda as diferenças entre profissionais da área

No último dia 12, o gerente geral de comunicação da empresa Vale, Paulo Henrique Leal Soares, abordou as diferenças (e às vezes, inimizades) entre os profissionais de jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda, durante palestra na PUC-Campinas. Ele ainda afirmou que o curso que a pessoa fez não determina se ela será contratada ou não. “Eu escolho os melhores, aqueles que mais se empenham, mais se esforçam para se destacarem e oferecerem a Vale um bom trabalho.”   O gerenciamento de crises também foi um dos assuntos debatidos entre o palestrante e os alunos.

Soares conversou por mais de duas horas com os alunos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da PUC-Campinas.  O tema da palestra foi a “Comunicação Corporativa”. Alunos e professores apreciaram uma conversa descontraída e com apresentação de estratégias como o do “Álbum de Figurinhas”, na qual o departamento de comunicação da Vale utilizou a ideia de colecionar figurinhas para aproximar os colaboradores da Vale. Um caso interessante principalmente para quem pretende trabalhar em departamentos de comunicação de empresas privadas ou de órgãos públicos, como Ministérios, por exemplo.

O Auditório Dom Gilberto ficou lotado e algumas pessoas estavam em pé e acomodadas ao longo dos degraus das escadas do local. Todos estavam atentos ao que o palestrante dizia, afim de obter dicas de carreira através da experiência que ele tem por atuar há mais de 16 anos no mesmo local.

Monique Ribeiro
Auditório D. Gilberto lotado durante a palestra de Paulo Henrique Leal Soares, na última quinta-feira (12)

Assuntos que renderam a participação de muitos alunos

De forma leve, o palestrante tratou de assuntos de interesse para todos os presentes no auditório: ideologias básicas de quem trabalha com comunicação corporativa;  algumas características que devem ser levadas em consideração antes de optar seguir uma área de atuação profissional; a grande importância de um trabalho bem planejado e estruturado; a importância que as redes sociais têm para uma empresa, se usadas da maneira correta etc.

Após o encerramento, Paulo Henrique foi muito receptivo com todos os alunos que quiseram fazer perguntas e comentários. A seguir duas opiniões dele sobre assuntos diferenciados: a primeira pergunta foi “Como você vê o relacionamento de jornalistas com os profissionais que trabalham com comunicação empresarial, visto que, para alguns deles assessores de imprensa não são jornalistas, mesmo com a conclusão do curso?”.

A segunda pergunta foi pensada para saber como ele encarou a participação de tantos alunos, conforme a exposição de assuntos acontecia. Ele se mostrou surpreso de modo positivo, não só pelo número de perguntas feitas, mas também pelo conteúdo dos questionamentos, bem elaborados e claramente colocados por cada uma das pessoas que os fizeram. Confira!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s