Ao Mazzaropi, com carinho

Amanda dos Reis
André Luiz Toledo o filho do Jeca, a vontade em entrevista ao Digitais

No mês em que Amácio Mazzaropi completaria 100 anos, André Luiz Toledo, filho de criação do Jeca mais famoso do Brasil, promete lançar pela Produções Amácio Mazzaropi (P.A.M. Filmes), o curta Amácio. O projeto, é uma parceria com a EstevaFilmes de Ribeirão Preto, e recontará a história desse ícone brasileiro como forma de homenageá-lo. Segundo André Luiz, as gravações irão aproveitar cidades da região como cenários para as filmagens.

A empresa nasceu em 1958, quando Amácio resolve criar sua própria produtora, a P.A.M. Filmes. Com recursos próprios, esse imigrante italiano iniciou as filmagens de Chofer De Praça, para tanto, teve de vender a casa, o carro e tudo mais que podia para alugar os estúdios e equipamentos da Companhia Vera Cruz. Assim, com 46 anos, além de produzir, Mazzaropi passou a cuidar do lançamento e também da distribuição de seus filmes por todo o país controlando a bilheteria e o resultado dos filmes, que ao todo somam 24. Mazzaropi fez, “o que até para os dias de hoje é considerado difícil, levou às salas de cinema 206 milhões de brasileiros e lançou ao longo destes anos 1214 atores”, explica André Luiz.

E foi em 1977 que André passou a considerar Mazzaropi como seu pai. André Luiz conta que após se recuperar de uma doença, durante a qual contou com os cuidados dele, Mazzaropi o levou para o cinema, “não como uma paga, mas como uma forma de reconhecimento do seu amor”. Neste mesmo ano atua pela primeira fez ao lado do pai, depois disso participou de mais 3 filmes, também produzidos pela P.A.M. Filmes.

E quando o Jeca se vai, no dia 13 de 1981, Toledo resolveu seguir em frente com o trabalho do pai, subindo pela primeira vez em um palco, vestido de caipira como ele em 10 de setembro 1983. “Por ele subi 1583 vezes a um palco nesse país”, enfatizou André.

Mazzaropi criou ainda mais quatro filhos dos quais entre outros herdeiros André Luiz adquiriu os direitos da P.A.M. Filmes, que neste mês deve começar a produzir o curta que irá relembrar a trajetória desse ícone nacional. No final da entrevista ao Digitais o filho do Jeca ainda garantiu que as filmagens devem passar por Jaguariúna, “para aproveitar o trem”. Em janeiro o elenco que irá compor Amácio já se reuniu em Ubatuba para a realização de um workshop de formação dos atores iniciantes.

Confira a entrevista na integra.

1 comentário

  1. André Luiz Mazzaropi – O Filho do Jeca.

    A PAM FILMES produziu em 2.012 seu primeiro longa metragem após Amácio Mazzaropi e o lançará em 2.013, chama se O FILHO DO JECA, (relise)
    O filho do jeca André Luiz Mazzaropi herda do Jecão seu pai a fazenda Guacyra e como o pai o Jecão é perseguido pelo Cel. TULHÂO que se diz dono de todas as terras em sua volta, faz com que o jeca saia da fazenda sobe ameaça de morte. Drama este que se repete nos filmes anteriores do Jecão (Mazzaropi) relembra fatos e situações cômicas anteriormente vividas em seus filmes. A filha do jeca se apaixona pelo filho do Cel. Tulhão e faz com que a família viva situações entre engraças e dramáticas. O jeca após ser expulso da fazenda vai morar na cidade e só retornando a fazenda Guacyra após a descoberta de um documento encontrado pelo filho do Cel. Tulhão o Lindomar que revela a vontade de sua avó, mãe do Cel. Tulhão em doar a família do Jecão a Fazenda Guacyra e também a Fazenda do Grotão; Drama resolvido o Filho do Jeca volta a morar na Fazenda Guacira. Com Grande elenco.
    O Filme estreia em 2.013 na cidade de São Paulo – Capital encerrando as celebrações do centenário, 100 anos de Amácio Mazzaropi.

    André Luiz Mazzaropi
    (12) 3424.0163-9714.2853

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s