
No mês em que Amácio Mazzaropi completaria 100 anos, André Luiz Toledo, filho de criação do Jeca mais famoso do Brasil, promete lançar pela Produções Amácio Mazzaropi (P.A.M. Filmes), o curta Amácio. O projeto, é uma parceria com a EstevaFilmes de Ribeirão Preto, e recontará a história desse ícone brasileiro como forma de homenageá-lo. Segundo André Luiz, as gravações irão aproveitar cidades da região como cenários para as filmagens.
A empresa nasceu em 1958, quando Amácio resolve criar sua própria produtora, a P.A.M. Filmes. Com recursos próprios, esse imigrante italiano iniciou as filmagens de Chofer De Praça, para tanto, teve de vender a casa, o carro e tudo mais que podia para alugar os estúdios e equipamentos da Companhia Vera Cruz. Assim, com 46 anos, além de produzir, Mazzaropi passou a cuidar do lançamento e também da distribuição de seus filmes por todo o país controlando a bilheteria e o resultado dos filmes, que ao todo somam 24. Mazzaropi fez, “o que até para os dias de hoje é considerado difícil, levou às salas de cinema 206 milhões de brasileiros e lançou ao longo destes anos 1214 atores”, explica André Luiz.
E foi em 1977 que André passou a considerar Mazzaropi como seu pai. André Luiz conta que após se recuperar de uma doença, durante a qual contou com os cuidados dele, Mazzaropi o levou para o cinema, “não como uma paga, mas como uma forma de reconhecimento do seu amor”. Neste mesmo ano atua pela primeira fez ao lado do pai, depois disso participou de mais 3 filmes, também produzidos pela P.A.M. Filmes.
E quando o Jeca se vai, no dia 13 de 1981, Toledo resolveu seguir em frente com o trabalho do pai, subindo pela primeira vez em um palco, vestido de caipira como ele em 10 de setembro 1983. “Por ele subi 1583 vezes a um palco nesse país”, enfatizou André.
Mazzaropi criou ainda mais quatro filhos dos quais entre outros herdeiros André Luiz adquiriu os direitos da P.A.M. Filmes, que neste mês deve começar a produzir o curta que irá relembrar a trajetória desse ícone nacional. No final da entrevista ao Digitais o filho do Jeca ainda garantiu que as filmagens devem passar por Jaguariúna, “para aproveitar o trem”. Em janeiro o elenco que irá compor Amácio já se reuniu em Ubatuba para a realização de um workshop de formação dos atores iniciantes.
André Luiz Mazzaropi – O Filho do Jeca.
A PAM FILMES produziu em 2.012 seu primeiro longa metragem após Amácio Mazzaropi e o lançará em 2.013, chama se O FILHO DO JECA, (relise)
O filho do jeca André Luiz Mazzaropi herda do Jecão seu pai a fazenda Guacyra e como o pai o Jecão é perseguido pelo Cel. TULHÂO que se diz dono de todas as terras em sua volta, faz com que o jeca saia da fazenda sobe ameaça de morte. Drama este que se repete nos filmes anteriores do Jecão (Mazzaropi) relembra fatos e situações cômicas anteriormente vividas em seus filmes. A filha do jeca se apaixona pelo filho do Cel. Tulhão e faz com que a família viva situações entre engraças e dramáticas. O jeca após ser expulso da fazenda vai morar na cidade e só retornando a fazenda Guacyra após a descoberta de um documento encontrado pelo filho do Cel. Tulhão o Lindomar que revela a vontade de sua avó, mãe do Cel. Tulhão em doar a família do Jecão a Fazenda Guacyra e também a Fazenda do Grotão; Drama resolvido o Filho do Jeca volta a morar na Fazenda Guacira. Com Grande elenco.
O Filme estreia em 2.013 na cidade de São Paulo – Capital encerrando as celebrações do centenário, 100 anos de Amácio Mazzaropi.
André Luiz Mazzaropi
(12) 3424.0163-9714.2853