Dia Mundial da Conscientização do Autismo é lembrado em Campinas

Pouco contato visual, falta de comunicação e ausência de respostas. Essas são as características mais comuns do autismo, uma disfunção do desenvolvimento.  Descoberto no século XX, o autismo hoje não é visto como uma barreira pela sociedade. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em 02 de abril, pela primeira vez foi lembrada em Campinas. No domingo, 01/04, uma caminhada realizada nos arredores da Lagoa do Taquaral reuniu alunos, profissionais e pais para comemorarem a data. O  objetivo da caminhada é mostrar à sociedade que o autismo não é um bicho de sete cabeças e que as pessoas devem se tornar conscientes e não ter mais preconceitos com as pessoas autistas.

Em Campinas o Instituto SER trabalha com pessoas que possuem as características do autismo e há 23 anos vem educando e inserindo crianças, jovens e adultos no meio social. Por ser pouco conhecido no Brasil, o autismo precisa de ajuda para ser entendido, explica a diretora do Instituto, Cláudia Dubard.

Carla Vido
Caminhada realizada na Lagoa do Taquaral no domingo | Foto: Bárbara Lima Bretanha Galvão

O autismo:

Disfunção do desenvolvimento. É assim que pode ser definido o autismo, que é capaz de alterar a comunicação do indivíduo, a sua socialização e também seu comportamento. Algumas crianças que são autistas apresentam inteligência e fala intacta, outras porém possuem graves problemas na linguagem, o que acaba dando a impressão de fechamento com a sociedade. Em 2010, a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou que no mundo cerca de 70 milhões de pessoas são autistas.

Campanha pelo mundo:

Criado em dezembro de 2007, com início em abril de 2008, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo tem por objetivo incentivar as pessoas a conhecerem um pouco mais sobre a doença e deixar de lado algumas mentiras sobre o autismo.  A data já está sendo comemorada pelo mundo. Através do site Light It Up Blue, é possível ver os monumentos que estão iluminados de azul em prol da campanha de conscientização. Em Campinas um dos monumentos que estará iluminado com luzes azuis é a Torre do Castelo.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s