Dia do Propagandista é comemorado em abril, mas diferença entre a profissão e a de Publicitário ainda não é clara

No dia 2 de abril comemora-se o dia do Propagandista. O dia do Publicitário, no entanto, é comemorado em 1° de fevereiro. O que fica é a dúvida: o profissional formado em Publicidade e Propaganda se encaixa em qual das duas datas?

Segundo a professora da faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas Cláudia Trevisan a dúvida com os termos que nomeiam o curso é discutida logo que o aluno ingressa na Universidade. No vídeo abaixo ela esclarece as diferenças.

Mais detalhes históricos sobre a profissão podem ser conferidos aqui.

O publicitário Caio Costa explica no Blogcitário, site específico para os profissionais da área, que propaganda é o ato de divulgar idéias, conceitos e valores sem fins lucrativos, já publicidade é fazer isso com objetivo de lucro por parte do anunciante. “Quando alguém pede um minuto da sua atenção para falar sobre a vinda de Jesus, ela está fazendo propaganda da sua religião, pois o único interesse dela é te convencer a fazer parte da Igreja da qual ela participa. Mas se no meio desse discurso aparecer a marca de uma loja de artigos religiosos, transforma-se em publicidade”, exemplifica. Outro exemplo mais próximo são as campanhas contra a dengue. Quando o Governo Federal divulga formas de prevenir o surgimento de mosquitos ele faz propaganda, enquanto que, se o mesmo trabalho fosse feito por uma empresa de inseticida, passaria a ser publicidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s