Vereadores de Campinas defendem reforço da segurança nas unidades de saúde

A câmara de vereadores de Campinas realizou na última terça-feira, 27 de março, uma reunião para discutir a segurança nas Unidades de Saúde de Campinas.  Estiveram presentes representantes do Sindicato dos Médicos de Campinas e Região, do Conselho Regional de Medicina, da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, das Secretarias de Saúde e Assuntos de Segurança Pública e da Policia Militar.

A iniciativa ocorreu após vária ocorrências com relação a falta de segurança para os servidores que atuam nas unidades básica da rede pública de saúde. A mais recente delas ocorreu na última sexta feira, 23 de março, quando uma dentista foi ameaçada no Centro de Saúde do Jardim Fernanda, no limite com o município de Indaiatuba. Os funcionários desse centro fizeram paralisação por 24 horas para protestar e também para discutir com a sociedade que o centro de saúde é um patrimônio da própria comunidade. O representante do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Campinas, Marionaldo Fernandes Maciel, explica que muitas vezes por terem de enfrentar fila no atendimento os usuários ficam agressivos, mas que “não pode acontecer essas ameaças, porque elas só afugentam os trabalhadores no dia a dia”, defende.

O vereador Dário Saadi (PMDB), que presidiu a reunião, ressaltou que a violência não pode impedir o trabalho feitos nas unidades de saúde e por isso a importância de serem realizados conselhos locais de saúde, uma discussão com a comunidade para identificar problemas e demandas. O vereador, no entanto, afirmou que ainda é preciso investir de forma efetiva na segurança. “Nós devemos ter um reforço através da própria guarda municipal e se, for o caso, até da polícia militar para dar uma atenção especial para aquelas unidades que sofrem violência com mais recorrência”, explica.

No mapeamento dos locais mais violentos foi identificado que as regiões Sudoeste (Ouro Verde, Viracopos e Distrito Industrial) e Sul (Jardim Fernanda I e II, Parque Oziel, Jardim do Lago) da cidade registraram mais ocorrências.

Abaixo você pode escutar na a entrevista na íntegra com o vereador Dário Saadi e também a entrevista com e representante do sindicato Marionaldo Fernandes Maciel:

Entrevista vereador Dário Saadi

Entrevista representante do sindicato dos servidores públicos de Campinas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s