É comum a muitos estudantes universitários usarem o carro para ir à faculdade, seja por comodidade ou necessidade, porém um dos fatores que mais pesam no orçamento de quem faz esta opção é o preço do combustível e como a maioria dos carros que estão no mercado são flex há a opção de abastecer com álcool ou gasolina.
Durante alguns anos abastecer com o álcool era mais vantajoso, devido ao elevado preço da gasolina, mas de alguns meses para cá o preço do etanol vem crescendo a cada mês e hoje em dia já não é mais vantajoso encher o tanque com este combustível. Isso acontece porque apesar de ser mais cara, a gasolina rende mais que o álcool, por isso, quando o valor do álcool for até 70% do valor da gasolina ele será mais rentável, a partir daí não é mais.
Na última coleta (Semana de 18 a 24/03) da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) o preço médio da Gasolina em Campinas foi de R$ 2,66 e o do álcool teve considerável elevação com relação à semana anterior chegando a R$ 1,94, o que equivale a 73% do valor da gasolina.
Para consultar a relação de preços dos combustíveis em todo país é preciso acessar o site da ANP. E para descobrir se é mais rentável abastecer seu carro com gasolina ou álcool consulte este link.