Campinas concentra 15% da produção científica do país

Considerada umas das 11 cidades mais ricas do Brasil, Campinas é responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional, sendo avaliada como o segundo centro econômico, industrial, científico e tecnológico do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas da capital, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Campinas, o motivo para a cidade crescer é parcialmente abrangente, pois toda a cidade segue um potencial de crescimento e acaba influenciando e recebendo reflexos de toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC).


Os principais bairros que apresentam um avanço para estes crescimentos são: o centro, como os bairros Cambuí (região sudeste); Jardim Nova Europa e Jardim do Trevo (região sul); Jardim Florence e Parque Valença (região noroeste); Distritos, Barão Geraldo e Nova Aparecida, além dos Jardins: São Marcos e Santa Mônica (região norte); Jardim Ouro Verde e DICs (região sudoeste), que apresentam um avanço descomunal que contribui para o desenvolvimento de Campinas.

Alguns dos motivos citados acima acabam atraindo grandes empresas do setor de tecnologia, empresarial, logística e educacional. O que também contribui muito para isso é o Aeroporto de Viracopos, pelo grande movimento no setor de cargas e de passageiros e o entrosamento rodoviário e ferroviário.

De acordo com o assessor de imprensa da Prefeitura Donizetti Vieira Pinto, Campinas é um município que se localiza numa área privilegiada do Estado de São Paulo, porto de Santos e outros grandes centros urbanos, como Santo André e São Caetano do Sul. Com a implantação do Trem de Alta Velocidade (TAV), ligando Campinas até São Paulo e Rio de Janeiro, a tendência é que o desenvolvimento da cidade e região seja ainda maior. Seguindo nesse ritmo acelerado, acabam surgindo inúmeras vagas no mercado de trabalho, sobretudo no setor tecnológico, serviços e logística. “É realmente um lugar bom pra se morar, conseguir bons empregos e conta com um custo de vida relativamente baixo”, explicou o assessor.

Possibilidade de Crescimento

Se existe a possibilidade de Campinas crescer mais, a resposta é sim, pois a cidade ocupa cada vez mais espaço e apresenta uma projeção significativa para o cenário nacional e internacional. De acordo com o assessor, ainda há espaço para crescimento, tanto na horizontal como na vertical. A região sudeste, que engloba a zona central, é mais densamente ocupada e agora apresenta um crescimento vertical maior, com a construção de vários edifícios. “Em breve Campinas terá o segundo maior shopping da cidade, em construção na Avenida John Boyd Dunlop, localizado na região noroeste”, ressalta Vieira.

Segundo Donizetti, não há descontrole no crescimento de Campinas, já que a administração municipal da cidade tem um trabalho de planejamento bem estruturado e agora, com a criação e elaboração das Macrozonas, amplamente debatida com a comunidade e vereadores, está fazendo uma ordenação melhor do uso do solo na cidade e ainda estão estabelecendo diretrizes de crescimento sustentável.

Ainda de acordo com o assessor, é difícil apontar qual região cresce mais, pois Campinas se desenvolve de um modo geral, mas logicamente a região sudeste engloba o centro da cidade e bairros, como o Cambuí, Flamboyant, Taquaral, entre outros, que contam com uma excelente infraestrutura. “As regiões sudoeste e noroeste, que há alguns anos atrás eram esquecidos e se apresentavam bastantes carentes, atualmente apresentam um desenvolvimento surpreendente. A tendência é que o município todo siga nesse ritmo”, comenta Vieira.

5 comentários

  1. Uma das partes ruim desse crescimentO todO é o trânsitO que daqui alguns anos, ou nem issO, já vai estar igual a nossa capital. Aliás já está um caos total!

  2. Essa questão do trânsito é mesmo um perigo! Campinas cresceu, mas nosso centro ainda tem as ruas estreitinhas, e isso causa problemas, mesmo! As faixas preferenciais para ônibus instaladas em 2010 ajudaram, mas, ao mesmo tempo, quase que excluiram uma faixa de carros, em vez de acrescentar uma para a mobilidade do transporte coletivo. E uma coisa ninguém pode negar: Campinas é muito arborizada, e isso é ótimo!

  3. Realmente os dados mostram que a cidade de Campinas vem crescendo muito, e isto nos leva a pensar em como vai ficar daqui alguns anos, com o crescimento os problemas vão aumentando drasticamente, como vimos hoje em questão do transito, cada vez mais caótico, quanto tempo temos que ficar no congestionamento para chegarmos em nossos lares. isto sim é de se preocupar.Mas por outro lado o crescimento é bom , pois acaba atraindo novas empresas e mais oportunidades de empregos.

  4. A cidade de campinas vem crescendo rapidamente,abrindo mas oportunidade de trabalho.
    Mas como todo crescimento tem seu lado ruim, ha um aumento monstruoso de transito e da criminalidade.
    Porem a população precisa ter mais segurança tornando assim Campinas uma cidade melhor para viver e poder ser vista como cidade modelo por outras grandes cidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s