Venda de ‘artigos de luxo’ superam itens como telefone

Hoje em dia o consumidor pesquisa bem mais antes de fazer sua compraVocê sabia que os brasileiros têm mais rádio e televisão do que telefone? Apesar do uso cada vez maior de celulares, apenas 40% da população possui linha telefônica. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a importação de telefones móveis pelo Brasil cresceu consideravelmente em 2011. Esse motivo se deu principalmente pelo dólar baixo e crescimento dos smartphones, aparelhos multifuncionais que agregam serviços como acesso à internet.

De acordo com o Censo, são mais de 80% da população que têm televisão, rádio ou geladeira. Depois disso é que vem o DVD (35%), máquina de lavar roupa (33%) e o microondas (19%). Os consumidores estão sempre atentos as ofertas e promoções, pesquisam o preço em mais de uma loja na hora de comprar. “Levo o que tiver mais em condição”, diz a dona de casa Teresa de Oliveira, que até então tinha o costume de comprar sempre na mesma loja.

As vendas de móveis e eletrodomésticos cresceram 16,6% em 2011. Segundo o IBGE, as razões foram a manutenção do crescimento do emprego, o aumento da renda, a redução dos preços dos eletrodomésticos e a facilidade e disponibilidade de acesso ao crédito.

Nos últimos dez anos, o Brasil melhorou muito em qualidade de vida e ter esses bens em casa é um bom indicador para essa melhoria na vida da população, ao lado das condições de moradia, como água, luz elétrica, esgoto e coleta de lixo que são fundamentais para que possam viver bem.

Hoje, segundo o IBGE, cerca de 78% dos domicílios dispõem de abastecimento de água por rede geral; cerca de 62% dos domicílios são assistidos por rede de esgotamento sanitário por rede geral ou fossa séptica e cerca de 79% têm coleta de lixo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s