Mais da metade dos pontos de venda de gás da RMC são irregulares

Dados divulgados por um levantamento realizado pelo Sindigás revelaram uma situação alarmante: a RMC (Região Metropolitana de Campinas) conta com 54% de pontos de vendas de gás irregulares, ou seja, que não se adequam às normas técnicas e de segurança da ANP (Agência Nacional de Petróleo) e que, portanto, não deveriam estar funcionando.

No total, a região metropolitana de Campinas tem atualmente 1.171 revendedores do GLP, o gás de cozinha. Desses, 640 pontos não são regulares, contra 531 regularizados. Esse quadro coloca a região nos primeiros lugares entre as cidades onde a venda do GLP acontece de forma irregular. Para se ter uma ideia, o Sindigás contabiliza no estado aproximadamente 9.000 pontos de vendas.

Diante dessa situação, o Sindigás em parceria com a ANP resolveu lançar a campanha “Gás Legal” para erradicar a venda de botijões irregulares na RMC. O programa, na verdade, já existe há mais de um ano em outras regiões do Estado que contabiliza mais de 10 mil pontos não certificados de venda. A partir de agora, os locais que estão regulares vão receber crachás, adesivos e placas do programa, sinalizando para o consumidor que o local está seguindo as regras da Agência Nacional do Petróleo. O consumidor também pode ajudar denunciando os pontos de venda irregulares pelo telefone 0800 970 026.

Risco em casa

Digitais ouviu especialistas para entender quais são os riscos de se comprar gás de pontos irregulares de venda. Além de não haver a garantia de que o produto realmente virá com a quantidade especificada, na maioria, as embalagens do botijões não certificados são mais frágeis e, portanto, mais propensas a vazamentos e até mesmo explosões. Não existe também, por parte das revendedoras irregulares, qualquer tipo de manutenção dos botijões, o que aumenta ainda mais o risco de acidentes em casa.

números do gás SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s