Barracão é liberado pelo Dnit para uso de Camelódromo em Campinas

O antigo galpão da Fepasa, localizado próximo à Estação Cultural, será cedido ao Município para que o local se transforme em um novo camelódromo. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já deu parecer favorável para que isso ocorra o mais rápido possível.

Crédito: Juliet Quinalha       A saída da Administração tem o objetivo de formalizar os camelôs e   acabar com  a venda de produtos piratas na cidade. Ainda na gestão do prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos (PDT) em 2011, o Ministério Público já pressionava o Executivo para que acabassem com o comércio ilegal no centro de Campinas.

Apesar do aval do Dnit, a transferência da área esbarra em um processo burocrático, pois o galpão pertencia à extinta Rede Ferroviária e não ao Dnit. Isso dificulta a concessão à Prefeitura de começar  a agilizar o processo.

Tal processo transcorre no departamento de inventariança, ligado ao Ministério dos Transportes,  órgão que coordena os inventários relacionados à Rede Ferroviária desde que ela foi extinta. O aval do Dnit foi analisado positivamente pelo prefeito Pedro Serafim (PDT) e a proposta é que parte dos camelôs, que hoje estão instalados no centro de Campinas debaixo do Viaduto Cury, seja transferida para a nova área, que será transformada em “centro popular de compras” .

O galpão tem capacidade para abrigar 450 boxes, segundo o projeto feito pela Prefeitura e para o novo camelódromo estima-se que haja 1,2 mil vendedores, de acordo com levantamento da autarquia Serviços Técnicos Gerais – que fiscaliza o uso do solo público. Já o restante dos vendedores permanecerá no Centro e pela estimativa serão necessários  R$ 10 milhões para a construção da infraestrutura.
Crédito: Juliet Quinalha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s