Estágio é porta de entrada para carreira de sucesso

Conciliar os estudos acadêmicos com estágio é para muitos estudantes a privação do lazer e de momentos agradáveis com amigos e família. A dupla jornada exige destes estudantes comprometimento, responsabilidade e dinamismo. Mas, para alguns ex-estagiários que hoje exercem cargos de liderança, este período propicia mais que conhecimento, é a oportunidade de aplicar na prática a teoria e os primeiros passos para uma carreira de sucesso.

Omar Del Corsso, que hoje exerce o cargo de chefe de engenharia em uma multinacional, garante que o período em que estudava em Bauru e estagiava em Campinas foram fundamentais para o estabelecimento e concretização de metas desenvolvidas durante toda sua carreira. “Os prazos, as metas contribuem para um bom aprimoramento organizacional, tudo isso ajuda você a se organizar e melhorar seu desenvolvimento na empresa”, afirma Omar.

Hoje no Brasil de acordo com o Ministério da Educação (MEC) há cerca de cinco milhões de estudantes universitários, sendo que deste total segundo levantamento da Associação Brasileira de Estágio (ABRES), 740.000 são estagiários. O Censo de 2008 aponta que 62,6% estudam no período noturno, muitos para pagar os estudos, conciliando assim aprendizado e o investimento na carreira.

E para alguns investir em uma nova carreira abre portas para novas oportunidades no mercado de trabalho. É o caso de Jamile Lehn, que após sua formação universitária apostou em uma nova graduação e em seguida em uma oportunidade de estágio, abdicando assim de um emprego efetivo. Hoje com 24 anos e contratada como secretária executiva na mesma multinacional que estagiou, considera que o comprometimento e a seriedade, são competências importantes para uma boa postura no ambiente corporativo. “Na diretoria você tem que ser um pouco mais formal, tem que ter uma descrição, um pouco maior”, afirma Jamile.

Seja na seriedade ou na pró-atividade, a consultora de recursos humanos Lia Oliveira, considera que acima de todas as qualidades destacadas no processo de estágio, a iniciativa e o interesse de aprender são características fundamentais para o estagiário se destacar no mercado de trabalho.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s