Shopping Centers aquecem a economia agregando serviços e prometendo segurança ao consumidor

De acordo com pesquisas realizadas pela ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), no último ano os shoppings brasileiros atingiram cerca de 108 bilhões em faturamento com uma média de 376 milhões de visitantes ao longo dos 12 meses.  Os motivos que mais levam pessoas a esses grandes centros são: fazer compras (38%); passear (19%); buscar por serviços específicos (12%) e ir às praças de alimentação (10%). Espera-se que ainda neste ano sejam inaugurados 43 shoppings em várias partes do país, e para o próximo ano serão mais 30 centros de compras inaugurados e prontos para aquecer ainda mais nossa economia.

Os paulistanos são campeões quando o assunto é fazer compras: para 44% das pessoas que moram na cidade de São Paulo, esse é o principal motivo para ir até um shopping. Contrariando o que todos falam, as mulheres gostam de consumir, mas os homens não ficam muito atrás delas. De modo geral, do público total que passa diariamente por um shopping, em média, 55% são mulheres e 45% são homens.

É interessante perceber que há cerca de 10 anos atrás shoppings eram frequentados em sua maioria, por pessoas de classe A e B, hoje esse cenário sofreu modificações e está mais acessível a todos. Algumas das causas para essa mudança foram comentadas pelo economista e professor universitário da USP e da PUC, José Alex Soares “Primeiro temos a questão social, as pessoas procuram um ambiente de lazer seguro e cômodo, aparentemente mais afastado de  riscos com os quais elas se deparariam num parque, por exemplo. Outro motivo para que hoje não haja tanta elitização dos grandes centros como antes é o fato de que as classes C e D estão ascendendo para condições melhores de vida. O crédito está facilitado para elas e isso favorece em muito também a dinâmica comercial desses empreendimentos.”

 Curiosidade

O primeiro shopping inaugurado no Brasil foi o Iguatemi São Paulo, em 1966. A partir dele, outros projetos se concretizaram e esse setor se desenvolveu mais e mais, até chegar à atualidade.  No território brasileiro temos 430 centros de compras, segundo a  ABRASCE, e vários projetos estão em andamento para aumentar esse número entre os anos de 2012 e 2013.

A cidade de São Paulo abriga o maior shopping do Brasil e também da América Latina: o Shopping Aricanduva. Ele possui 425 mil metros de área construída, dentro de um terreno que ocupa 1 milhão de metros quadrados. Ele conta com 14.700 vagas no estacionamento, cerca de 570 lojas, 15 concessionárias de carros e motos (em um espaço separado das lojas) e 14 salas de cinema, além de um espaço destinado a venda de móveis e itens de decoração.

Confira os cinco maiores shoppings do país, abaixo:

 

 

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s