Mercado de tablets impulsionam vendas de jornais

Filas dobram pelas ruas de Tóquio a espera da terceira geração de tablets da Apple, a previsão é que neste ano sejam vendidos 108 milhões de iPads em todo o mundo. Por isso, a expectativa é grande no mercado editorial e de jornais impressos. Os frutos já estão sendo colhidos: a revista britânica The Economist, pioneira em vender a versão digital junto à impressa, anunciou que chegou a sua maior tiragem em 167 anos de história. No Brasil a versão digital da Folha de S. Paulo chega a representar 8% de suas vendas.

O professor da PUC-Campinas Luis Roberto Saviani Rey, que já foi repórter da Folha, comenta que tudo que a empresa queria era encontrar novas formas de explorar o mercado e a tendência é crescer ainda mais. Para se ter uma idéia, de acordo com um relatório da empresa Juniper Research, a venda de tablets e smartphones deve permitir a venda de 9,7 bilhões de livros digitais em todo mundo até 2016.

O perfil do leitor também gera otimismo. Pesquisa divulgada pela comScore aponta que em aparelhos móveis os números de brasileiros que acessam notícias são duas vezes maiores que outros terminais como microcomputadores e notebooks. “O mercado impõe as pessoas aceitam, a realidade não é no futuro é agora! As pessoas já estão lendo nos tablets, eu estou lendo nos tablets”, diz o professor Saviani Rey.

O gerente de estacionamento Pedro Henrique conta que já trocou o jornal impresso pela versão digital. “Nos tablets posso ler a Folha, olhar meu meus e-mail, todo mundo precisa ter um desse”, diz Pedro. E não é o único, pois segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC) a Folha é a líder no universo digital dos tablests, com 22,5 mil assinaturas, logo atrás estão o Estadão com 20, 4 e ‘O Globo’ com 15,7 mil. As assinaturas custam cerca de R$ 30,00 reais mensais.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s