PUC-Campinas prorroga inscrições para programa de intercâmbio

A PUC-Campinas está com inscrições prorrogadas para o Programa de Intercâmbio Acadêmico até o dia 19 deste mês devido a muitos pedidos de alunos, recebidos pelo Departamento de Relações Externas. Uma oportunidade para aqueles que perderam a data de inscrição inicial.O projeto foi criado com o objetivo de “fomentar a troca de informação e a produção de conhecimento, incentivando a formação integral de discentes e docentes”, afirma Bianca Souza, funcionário do DRE, seção que existe há 12 anos e sempre focou suas atividades em acordos de cooperação com lugares do mundo todo, visando parcerias estudantis.

Universidades do Canadá, Colômbia, Argentina e Portugal são alguns dos destinos que podem ser escolhidos. São 50 vagas, disponibilizadas para alunos de vários cursos e a seleção é realizada em duas fases: na primeira o aluno se inscreve pelo Site do Aluno, paga uma taxa, e providencia a documentação necessária que está indicada no edital de cada curso. Depois, a equipe do DRE e a Direção da Faculdade onde o aluno está matriculado fazem uma seleção a partir de requisitos como histórico escolar e posteriormente uma entrevista.

Com a primeira seleção concluída, os documentos do aluno são enviados à Universidade escolhida por ele, onde serão avaliados novamente. Se ele for aceito, recebe uma Carta de Aceite da instituição parceira, e então pode começar os preparativos para a viagem que dura um ou dois semestres.

É importante lembrar que o aluno não paga seus estudos na universidade parceira para qual ele for encaminhado “Porém ficam por conta do aluno as despesas com moradia, alimentação, traslado, documentação, passaporte, etc.” ressalta Bianca. Mesmo assim ela completa “As empresas hoje em dia precisam de profissionais versáteis e adaptáveis. Qualidades adquiridas com facilidade em um intercâmbio cultural. O jovem adquire maior flexibilidade em julgamentos e atitudes ao familiarizar-se com modelos de comportamento diferentes daqueles que está acostumado.” Para mais informações o telefone para contato é  (19) 3343-7261, ou também através do e-mail:  dre@puc-campinas.edu.br.

Aprendizado e histórias para contar

De cada lugar do mundo um objeto diferente e muitos momentos para contar
De cada lugar do mundo, uma lembrança diferente e muitas histórias

Providenciar todos os preparativos para uma viagem de intercâmbio é um passo importante na vida do estudante, e quando ele volta, as lembranças e os ganhos que ele traz na bagagem são, de fato, incomparáveis. Camila Sayuri, consultora de viagens e intercâmbios afirma “Você viaja com o objetivo de estudar e aperfeiçoar um idioma e muitas vezes volta com uma segunda família. Pessoas que se tornam especiais de verdade, como aconteceu comigo. Fiquei dois anos nos Estados Unidos e voltei de lá deixando pessoas queridas, pretendo ir visitá-los em breve.” Na empresa de intercâmbio onde ela tarabalha, muitos alunos que viajam, ao voltar, trazem alguma lembrança para ela. A maioria são bichos de pelúcia de diferentes países do mundo caracterizados de acordo com as tradições e costumes de onde são trazidos.

Assim como ela, cada vez mais brasileiros se interessam por viajar em busca de conhecimento, aprendizado e ganho de maturidade.

Com base em uma pesquisa realizada pela Belta – Associação Brasileiras de Operadores de Viagens Educacionais e Culturais, confira abaixo alguns dados sobre o número crescente de intercâmbistas que saem do Brasil, e três dos destinos mais procurados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s