Pesquisa revela que jovens da América do Sul se preocupam em conciliar trabalho e estudo

Os jovens de hoje em dia conseguem conciliar estudo e trabalho de forma que um não atrapalhe o outro. Esta é a conclusão de  uma pesquisa realizada pelo Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e Pólis (Instituto de Estudos Formação e Assessorias em Políticas Sociais). Em seis países os jovens da América do Sul não se preocupam apenas em ter um emprego e uma vaga na faculdade, mas também em poder conciliar as duas atividades.

Condições de atividades dos jovens de 15 a 24 anos

O interesse financeiro é o que predomina na hora da decisão de conseguir um trabalho. A estudante de Administração Leila Alexandroni, por exemplo, só estuda e diz que por enquanto não tem interesse em procurar um serviço, mas que se encontrar um estágio seria mesmo pra suprir os gastos pessoais, já que mora com os pais.

Os motivos para querer trabalhar e estudar ao mesmo tempo não importam, seja ele pra ajudar a família, para realizar um sonho, para ser independente ou simplesmente crescer, o que importa é que os jovens de hoje contribuem para um futuro mais consciente, no que se diz uso do dinheiro.

A estudante Ariele Arcain, estuda e trabalha ajudando nos negócios da família, mas diz que não tem privilégios e é igual aos outros funcionários. “A dificuldade que eu tenho é pelo tempo, como ter que ir direto para a faculdade é muito cansativo”, diz.  Ela ainda conta que em semanas de provas chega a estudar mais de três matérias por final de semana, mas não deixa a vida social de lado. “É difícil, só vejo meu namorado nos finais de semana, mas a gente tem que dar um jeitinho, nem por isso deixo os estudos de lado” diz.

1 comentário

  1. É incrivelmente difícil trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Só quem passa por isso tem idéia do cansaço físico e mental que traz… ):

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s