
Faltando ainda mais de 20 dias para a Páscoa os tradicionais ovos de chocolate já podiam ser encontrados nos supermercados e lojas especializadas desde fevereiro, reflexo da boa expectativa do mercado. Entre os grandes fabricantes a estimativa é de um crescimento de 5%, já nas lojas do ramo espera-se um aumento de 28% nas vendas. Para a Associação paulista de Supermercados (Apas) as vendas dos ovos devem crescer até 10% em relação ao ano passado. Todo esse otimismo vem do crescimento no poder de compra da classe C, mas o fato é que os brasileiros vêm consumindo mais chocolate, em 2011 o consumo foi 7% superior do que o registrado em 2010.
Mesmo com todo otimismo do mercado os consumidores não se mostram tão empolgados assim. A consumidora e chocólatra assumida Juliana Lazarini, confessa ainda não ter pesquisado o preço dos ovos, porém ainda sim ela acredita que os preços são altos demais. Na opinião dela é mais vantajoso produzir um ovo caseiro, visto que é possível escolher sabor, tamanho e recheio, economizando o valor da embalagem. Porém de acordo com o Índice de Preços nos Supermercados (IPS/ Apas), nos últimos 12 meses o preço do chocolate caiu cerca de 4,23%. No entanto, este indicador apresentou alta de 0,63% em janeiro. É esperada uma elevação de 9% nos preços dos ovos se comparado a 2010, segundo o departamento de economia da Apas.
Certo mesmo é que a grande maioria das pessoas adora chocolate. O brasileiro, por exemplo, consome em média 2,2kg do doce por ano, o que a dois anos atrás chegava a 1,65kg. Isso representa um salto de 39%, de acordo com Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), no consumo em cinco anos. Isso faz do Brasil o 4° maior consumidor do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.
…e só não comemos mais, porque ganhamos pouco e o imposto é alto.
Chocolate é vida. Na tpm então…