Artistas “desinauguram” teatro Castro Mendes

Uma manifestação com cara de espetáculo teatral tomou as ruas do entorno do teatro Castro Mendes no início da noite de quinta-feira (15/03) . O grupo “Levante Cultura”, formado por artistas, produtores e entusiastas das artes, promoveu a “Desinauguração do Castro Mendes”, um protesto contra a demora da reforma do teatro, prometida há 5 anos. De acordo com dados levantados pelo movimento, até agora já teriam sido gastos cerca de R$ 10 milhões de reais na reforma do Castro Mendes. A inauguração, no entanto, prometida para o início deste ano, não aconteceu.

Com bom humor, fazendo paródias de marchinhas de Carnaval, desfilando em plena avenida movimentada , grafitando o lado de fora do teatro e tocando músicas ao vivo, o movimento conseguiu levar às ruas mais de 100 pessoas. Além do teatro Castro Mendes, o Centro de Convivência, o MIS (Museu de Imagem e Som) e outros espaços culturais de Campinas também foram alvo do protesto dos artistas. Cabe lembrar que tanto o teatro do Centro de Convivência quanto o Castro Mendes foram fechados pelo mesmo motivo: falta de manutenção.

Usando frases como “cadê o teatro?” e “teatro é coisa nossa”, os manifestantes denunciaram o “descaso e desrespeito à população” com relação aos espaços de arte públicos, e chamaram a atenção até mesmo de quem nem participava do movimento. “A gente fica triste de saber que uma cidade como Campinas não tem teatro”, desabafa Rosa Souza, motorista que foi parado pelos agentes da EMDEC para dar passagem ao cortejo da Desinauguração.

Entre os curiosos, as previsões eram mais desanimadoras: “Vão inaugurar esse teatro junto com as obras da Copa”, disse seo José Carvalho, aposentado que, da mesinha do bar, acompanhava o movimento. Sob os holofotes da imprensa e em clima de comemoração, os manifestantes encerraram a desinauguração com o grito de “o teatro é coisa nossa”. Mais do que um grito,” um desejo”, dizem eles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s