De donas de casa a gerentes de empresas

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o sexo feminino representa 45% da população economicamente ativa brasileira e são responsáveis por 38% dos domicílios do país, 13% a mais do que em 2000. A pesquisa também revela que as mulheres recebem em média 30% a menos do que os homens e ocupam apenas 24% dos cargos mais elevados das organizações. Segundo a Gazeta Mercantil, nas 500 maiores corporações nacionais somente 14% das vagas de diretoria e gerência são preenchidas pela presença feminina.

Uma pesquisa da Catho, empresa de recrutamento on-line, mostra que recursos humanos (73%), educação (62%) e administração (60%) são as áreas em que as mulheres atuam com mais frequência. Por outro lado, tecnologia e engenharia são as áreas com menores índices de atuações femininas, 16% e 20% respectivamente.

Para se ter uma ideia do crescimento da presença feminina no mundo corporativo, uma pesquisa do Datafolha ouviu 56 profissionais de RH para saber se o sexo do candidato interfere no processo de seleção e 48% afirmam que o gênero da pessoa é indiferente nas escolhas para cargos de gerentes. Mais do que o dobro apontado há cinco anos (23%). Em cargos de supervisão e coordenação, o número foi de 36% para 63%, dados que mostram que a presença feminina vem ganhando espaço no mundo coorporativo.

O Projeto de Lei 130/11 que foi aprovado pelo Senado, e agora está nas mãos da presidenta Dilma Rousseff para ser sancionado, prevê uma multa as empresas que pagarem às mulheres salários inferiores aos dos homens quando ambos ocuparem as mesmas funções. A multa é de cinco vezes a diferença salarial verificada em todo o período da contratação, e ainda obriga as empresas a pagarem às mulheres salários equivalentes aos dos homens como forma de pagamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s