Os moradores de Hortolândia e inclusive os taxistas da cidade estão insatisfeitos com a presença de táxis irregulares na cidade. Alguns motoristas realizam corridas e cobram o preço que querem ao invés de utilizar o taxímetro, sendo que este equipamento é obrigatório. A prefeitura de Hortolândia disse ter conhecimento dessas irregularidades e que está tomando algumas providências.
A cidade possui hoje 57 cadastros de taxistas regulares, sendo 7 pontos fixos em todo município. O primeiro passo foi adequar a lei de concessão de táxis para isso foi feito um mapeamento para identificar as necessidades da população e dentro de 60 dias a prefeitura ampliará 12 novas vagas.
O segundo passo é o de intensificar a fiscalização para conter as irregularidades. Para isso realizará a partir do dia 20 desse mês blitz policiais, como explicou o diretor de mobilidade urbana, Júlio César da Silva. “Nós estamos montando ações em conjunto com a polícia militar pra que a gente faça uma varredura. São muitas irregularidades, mas isso acontece em qualquer lugar, existe a lei mas se não houver fiscalização essa lei não é cumprida”, afirma.
Além de inibir os táxis sem concessão, as blitz pretendem fiscalizar o tempo em que os taxistas ficam nos pontos, o uso correto e se os taxímetros estão dentro das normas, condições do táxi e de documentação. Júlio César ressaltou que mais importante que as ações policiais são as denúncias dos próprios moradores. “As informações que a gente recebem são um ato de cidadania e se soma aos esforços que a gente está empreendendo e pra que esse serviço que a gente presta a municipalidade seja cada vez melhor”, explicou.
Quem tiver informações sobre táxis irregulares em Hortolândia pode ligar no número 3865-7228 ou ir até o departamento de mobilidade urbana que fica na Rua Wilson Chibin, n° 40. Em outras cidades da região a não utilização do taxímetro também é considerada uma infração.
Ouça: