Depois de quase dois meses sem um local para ensaiar, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) conseguiu um espaço que vai servir, também, de palco para os primeiros concertos da temporada 2012. O maestro Victor Toro e seus músicos escolheram, dentro de 14 opções, o espaço cultural Casa de Portugal, localizado no Cambuí.
A Prefeitura de Campinas não terá qualquer custo extra, como a locação do lugar, já que o espaço foi cedido gratuitamente à administração. Segundo o diretor administrativo interino da Orquestra e diretor do departamento de Cultura, Ricardo Lima Braga, os músicos optaram pelo local mais próximo ao Teatro do Centro de Convivência onde a Sinfônica se apresentou durante o ano passado. “Quando estávamos procurando um lugar para ficar com a Orquestra nesses meses, muitos locais se ofereceram: igrejas, escolas, faculdades. Os músicos escolheram depois de analisar o espaço, a acústica e a proximidade com o Convivência”, afirma.
O estabelecimento da Sinfônica no local é provisório e a previsão é de que os músicos ensaiem lá por 3 meses. O Teatro Castro Mendes, a casa da Orquestra, está fechado desde 2007 para reforma que começou, efetivamente, em 2010. Braga afirma que ainda neste ano as apresentações ocorrerão no Teatro. “No segundo semestre a reforma do Castro Mendes vai acabar e a Sinfônica volta para lá”, conclui.
A estreia da Sinfônica aconteceria nos dias 18 e 19 de março, mas logo quando assumiu Braga suspendeu a apresentação. A agenda está sendo reorganizada e a previsão é de que a OSMC comece seus trabalhos com concerto na Câmara Municipal.
Serviço
A Casa de Portugal fica na rua Ferreia Penteado, nº1349. A programação complesa da OSMC pode ser acompanhada pela página da Orquestra.